Saúde Animal

Zoetis eleva o patamar das soluções genômicas com lançamento do Clarifide Nelore 3.0

Desenvolvida em parceria com a Zoetis dos Estados Unidos e ANCP no Brasil, nova solução apresenta dados mais precisos sobre o valor genético dos animais, em prol da produtividade


Publicado em: 26/12/2017 às 09:20hs

Zoetis eleva o patamar das soluções genômicas com lançamento do Clarifide Nelore 3.0

A tecnologia genômica está mudando rapidamente a forma como os criadores tomam decisões na seleção de seus rebanhos, com cada vez mais foco na saúde dos animais e no aumento da produtividade. Por isso, a Zoetis eleva o patamar de suas soluções genômicas com o lançamento do Clarifide Nelore 3.0, que apresenta uma precisão ainda maior sobre o valor genético dos animais analisados em comparação com as versões anteriores.

Para o desenvolvimento desta nova solução, a Zoetis do Brasil realizou uma série de estudos em parceria com a equipe de Desenvolvimento e Pesquisa da unidade da Zoetis em Michigan, nos Estados Unidos, para analisar as moléculas e os dados do gado Nelore brasileiro, fornecidos pela ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores).

“Mais de 13 mil animais foram analisados por meio de uma plataforma tecnológica avançada para chegarmos aos resultados do Clarifide Nelore 3.0. Ao aumentarmos a acurácia da solução, melhoramos a qualidade das informações, o que resulta em diversas vantagens para os produtores: o processo de seleção dos animais fica mais rápido e eficiente, refletindo-se no ganho genético para o rebanho”, explica Daniel Biluca, assistente técnico Clarifide Corte.

“Atualmente, o interesse no melhoramento genético de rebanhos vem crescendo cada vez mais entre os produtores. Portanto, as características apontadas por marcadores de DNA tornaram-se importante diferencial no mercado”, acrescenta Mauro Meneghetti, Gerente de Produtos da Linha Reprodutiva da Zoetis.

Essa nova tecnologia já está à disposição do pecuarista, que conta com mais de 500 representantes da Zoetis no Brasil.

Clarifide

O Clarifide é uma solução da Zoetis que consiste na avaliação genética com o auxílio de marcadores moleculares que predizem de forma fácil, rápida e confiável os valores genéticos de cada animal. Também podem ser utilizados em diversas categorias de acordo com os objetivos de seleção de cada rebanho. Esta avaliação com marcadores moleculares proporciona conhecimento para que as fazendas concentrem seus esforços em animais com maior mérito genético, identificando os mais adequados para tecnologias reprodutivas como sêmen sexado ou transferência de embrião e, ainda, identificando pontos negativos que podem ser melhorados nas gerações futuras através de acasalamento. Consequentemente, Clarifide permite acelerar o ganho de produção do rebanho por meio de melhor seleção genética, orientando os criadores na seleção dos animais.