Certificação

Workshop discute a criação do Sistema Nacional Integrado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Principal benefício é universalizar as políticas públicas para o setor, garantindo acesso a todos os produtores aos serviços oferecidos pelo sistema


Publicado em: 20/11/2017 às 08:20hs

Workshop discute a criação do Sistema Nacional Integrado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizam, no período de 20 a 22 de novembro, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), o Workshop das Instituições Estaduais e Distritais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo do encontro é discutir a implantação de um Sistema Nacional Integrado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Siapa). Estão sendo esperados cerca de 140 representantes das secretarias de Agricultura de todos os estados da federação.

A proposta visa à implantação de um sistema único e integrado que aproxime os produtores das políticas públicas para o setor agropecuário nos níveis federal, estadual e municipal. Segundo o Secretário de Agricultura de Minas Gerais, Pedro Leitão, o principal benefício desta proposta é universalizar o acesso do produtor a todos os serviços oferecidos pelo sistema no setor agropecuário. “O modelo que está sendo proposto é um mecanismo mais participativo e transparente tanto na identificação de demandas e solução dos problemas quanto na distribuição dos recursos e na atuação equilibrada dos serviços de forma a complementar, adequar e ampliar os planos, programas e projetos”, explica.

Fundo Nacional de Recursos

O sistema integrado vai abranger quatro eixos do setor agropecuário: abastecimento, assistência técnica e extensão rural, defesa e pesquisa agropecuárias. O financiamento das ações seria feito por meio do Fundo Nacional de Recursos formado com repasses da União, estados e municípios que aderirem ao sistema. Os repasses seriam feitos no modelo “fundo a fundo”, ou seja, do fundo nacional para os fundos estaduais para a execução direta das ações pelas instituições vinculadas ao sistema ou o repasse dos recursos aos fundos municipais. As políticas públicas passariam a ser definidas por meio dos conselhos federal, estaduais e municipais, possibilitando, ainda, o controle social das ações executadas.

Este modelo tem como referência o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que são políticas públicas já consolidadas para o atendimento da população na área da saúde e assistência social.

Informações: (31) 3915-8552 (Secretaria de Agricultura – Ascom)

Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias