Mercado Florestal

Vídeo: Produção de Macaúba em Sistemas Agroflorestais

Com intuito de mudar a realidade de baixa renda no extrativismo da macaúba, a Embrapa pesquisa formas de cultivo sustentáveis da planta e incentiva seu aproveitamento na alimentação e produção de biocombustível


Publicado em: 31/10/2017 às 16:00hs

Vídeo: Produção de Macaúba em Sistemas Agroflorestais

Um dos projetos, chamado carinhosamente de MacSaf, tem como objetivo a produção de macaúba em sistemas agroflorestais para gerar alimentos e matéria-prima para bioenergia, explica Alexandre Cardoso, pesquisador da Embrapa Agroenergia e coordenador do Projeto. O MacSaf faz parte de uma rede mundial, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e coordenado pelo Instituto Internacional de Agrofloresta (ICRAF). Todo o trabalho é realizado em conjunto pelas unidades da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), Algodão (Campina Grande/PB) e Meio Norte (Teresina/PI) e a comunidade Boa Esperança (Barbalha/CE), com apoio da Secretaria de Agricultura Família e Desenvolvimento Agrário (SEAD).

O vídeo “Macaúba em Sistemas Agroflorestais” mostra um pouco do que tem sido realizado neste trabalho e porque a macaúba é uma potencial lavoura para o Nordeste.

Relatos de agricultores da comunidade Boa Esperança contam sobre a melhoria que algumas ações do projeto trouxeram para sua comunidade e suas expectativas futuras. João Raimundo da Silva, conhecido como Newton, e Tarciana Batista da Silva falam que esta melhoria gastam menos tempo com menos esforço e ainda ganham mais.

A ideia de produzir o vídeo é mostrar o que foi feito, alguns resultados já obtidos que envolvem tanto a parte de experimentação agrícola quanto a parte de desenvolvimento social e sensibilizar para a necessidade de dar continuidade ao trabalho, ressaltou Simone Fávaro, pesquisadora da Embrapa Agroenergia.

O vídeo está disponível no canal do Youtube da Embrapa. Acesse pelo link

Fonte: Embrapa Agroenergia

◄ Leia outras notícias