Feijão e Pulses

VI Fórum do Feijão e Pulses

Maior evento da cadeia produtiva do feijão da América Latina está com inscrições abertas


Publicado em: 27/04/2018 às 08:20hs

VI Fórum do Feijão e Pulses

Entre os dias 6 e 8 de junho, Curitiba (PR) se torna a maior vitrine da cadeia produtiva com especialistas que vão abordar temas como produção, consumo e exportação.

O maior evento da cadeia produtiva do feijão da América Latina já está com as inscrições abertas. O VI Fórum Brasileiro do Feijão e Pulses reunirá toda cadeia para debater temas como consumo, produção e comercialização. Nesta edição, o Fórum será realizado entre os dias 6 e 8 de junho, em Curitiba (PR) e levará ao público discussões e cooperação em nível internacional para aumentar a consciência e a compreensão dos desafios e das oportunidades de toda cadeia produtiva.

O Fórum é uma realização do Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses (IBRAFE) e terá entre os painéis e palestras temas técnicos de grande interesse dos produtores, ministrados por especialistas da área. De acordo com o presidente do IBRAFE, Marcelo Lüders, o VI Fórum do Feijão será um grande evento internacional, com presença de produtores, técnicos, engenheiros agrônomos, empacotadores, importadores, exportadores e varejistas.

“Estamos preparando um grande evento que envolve a cadeia produtiva que movimenta a economia e valoriza um dos principais alimentos consumidos no Brasil: o feijão. Além disso, outros pulses (lentilha, ervilha e grão-de-bico) também estão inseridos nesse contexto e nossa meta é de fato valorizar a cadeia e ampliar o debate sobre o fortalecimento dela”, afima Marcelo Lüders.

Segundo o presidente, em cinco anos a cadeia produtiva estima aumentar em até 10% o consumo de pulses e feijão. Atualmente, segundo dados do Instituto, a área plantada de feijão no Brasil é de 3,2 milhões de hectares, com produtividade média (última safra) de 1.070 kg/ha.

Outra meta é ampliar a exportação para outros países. Em 2017 o Brasil exportou 110 mil toneladas e a expectativa é triplicar esse volume chegando a 300 mil toneladas, em cinco anos. O evento terá a presença de mais de 30 expositores nacionais e internacionais.

Em 2017, o Fórum Brasileiro do Feijão e Pulses, realizado na cidade de Campinas (SP), reuniu cerca de 500 pessoas e contou com mais de 18 palestrantes que levaram informação técnicas e mercadológicas de qualidade ao público presente e aos mais de dois mil expectadores on-line. Com mais de 20 estandes, a Feira de Negócios também movimentou o Fórum e proporcionou a interação entre produtores, pesquisadores, empacotadores e diversos envolvidos na cadeia, auxiliando no fechamento negócios e proporcionando várias parcerias.

“Hoje são consumidas, em média, 3 milhões de toneladas, e em cinco anos esperamos um aumento desse consumo em pelo menos 600 mil toneladas, somando aumento em exportações e aumento de consumo interno em 10%. O que respalda todo o investimento que os produtores têm feito, como o aumento de produção, investimento em tecnologia, incorporação de novas áreas. Também estamos atentos à demanda do mercado externo, pois nos últimos anos focamos em pesquisas e em abastecimento do mercado interno”, afirma o presidente do IBRAFE.

As inscrições para participação no Fórum podem ser feitas por meio do site: https://www.forumdofeijao.com.br/inscricao/.

A sede do VI Fórum Brasileiro do Feijão será o Expo Unimed Curitiba, que abrigará eventos com ampla programação simultânea, em espaços diferentes.

Acompanhe o VI Fórum Brasileiro do Feijão e Pulses também no Facebook: @forumdofeijao

Fonte: Assessoria de Imprensa IBRAFE

◄ Leia outras notícias