Etanol

Vendas de etanol no centro-sul do Brasil se mantêm aquecidas em fevereiro, diz Unica

Foram comercializados internamente 1,15 bilhão de litros de álcool hidratado em fevereiro, ante 836,47 milhões em igual mês do ano anterior


Publicado em: 13/03/2018 às 16:40hs

Vendas de etanol no centro-sul do Brasil se mantêm aquecidas em fevereiro, diz Unica

As vendas de etanol hidratado por usinas do centro-sul do Brasil se mantiveram aquecidas em fevereiro, com o biocombustível ainda apresentando preços mais competitivos ante os da gasolina, seu concorrente direto, disse nesta sexta-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Foram comercializados internamente 1,15 bilhão de litros de álcool hidratado em fevereiro, ante 836,47 milhões em igual mês do ano anterior. No acumulado da safra 2017/18, iniciada em abril, as vendas cresceram 6,1 por cento, para 14,08 bilhões de litros.

Conforme o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, "as vendas de hidratado ao mercado interno no centro-sul seguiram aquecidas em fevereiro por conta do preço do biocombustível, que continua sendo a opção mais vantajosa ao consumidor em vários mercados".

As cotações do álcool passaram a ser mais vantajosas em algumas regiões após o governo, no ano passado, aplicar altas tributárias maiores para a gasolina. A política de reajustes diários para os preços do derivado de petróleo pela Petrobras também refletiu.

As vendas totais de etanol, considerando-se também o anidro e os mercados doméstico e externo, atingiram 1,95 bilhão de litros em fevereiro, contra 1,67 bilhão um ano antes, destacou a Unica.

No acumulado da safra são 24,17 bilhões de litros comercializados pelas usinas do centro-sul, ante 23,92 bilhões em igual período do ciclo anterior.

CANA E AÇÚCAR

Com as usinas do centro-sul do Brasil em entressafra, a moagem de cana e a produção de açúcar na segunda quinzena de fevereiro foram tímidas --os trabalhos voltarão com mais força a partir de abril, quando tem início a temporada 2018/19.

Foram processadas 731 mil toneladas de matéria-prima na segunda quinzena de fevereiro (queda de 37 por cento na comparação anual), com 93 por cento dessa oferta sendo direcionada à fabricação de etanol.

Como resultado, a produção de álcool foi de 74 milhões de litros no período (alta de 5,2 por cento) e a de açúcar de meras 5 mil toneladas, queda de 74 por cento frente igual quinzena de 2017.

De acordo com a Unica, na segunda quinzena de fevereiro, 15 unidades estavam processando cana no centro-sul do Brasil.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias