Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Uso de milho para etanol deve avançar nesta safra

Se o consumo de milho para a produção de ração animal deve cair no ciclo 2017/18 por causa das dificuldades enfrentadas no setor de carnes, a perspectiva para a produção de etanol de milho é de crescimento, o que deve amenizar a redução da demanda pelo grão, segundo projeções da Agroconsult.

A consultoria estima que o consumo de milho para ração deve cair 1,2 milhão de toneladas nesta safra. Já o etanol deve demandar 600 mil toneladas adicionais de milho. Segundo a Agroconsult, hoje, o Brasil destina 1,5 milhão de toneladas de milho para fabricar etanol por safra. "O único alento que vem do consumo interno é do mercado de etanol", afirmou André Debastiani, sócio da Agroconsult, a produtores de Cascavel (PR), durante a última etapa do 15º Rally da Safra, expedição que percorre as lavouras de soja e milho do país.

O país tem hoje uma usina de etanol que usa apenas o milho como matéria-prima e três que processam tanto o grão como a cana, mas há projetos novos de ampliação e construção em andamento.

"É um mercado que vem crescendo principalmente em Mato Grosso e em Goiás. Há umas quatro plantas já em operação e 12 projetos para entrar em operação nos próximos cinco anos", completou. Segundo Debastiani, o mercado de milho para etanol pode alcançar 5 milhões de toneladas por ano.

Os aportes na produção de etanol a partir do milho, concentrados no Centro-Oeste, têm sido estimulados pela recuperação da competitividade do etanol frente a gasolina desde o ano passado, pelo baixo custo do milho para a produção do biocombustível e pela proximidade que as usinas nessa região têm para fornecer etanol para Norte e Nordeste.

O consumo doméstico de milho deve somar 58,2 milhões de toneladas em 2018, 0,6% abaixo de 2017. A consultoria avalia que haverá redução na área de milho na primeira safra do ciclo 2018/19, mas prevê um aumento de cerca de 1 milhão de hectares para a safrinha.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 13/06/2018 às 12:20hs
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: