Aveia, Trigo e Cevada

Uruguai chega na reta final da safra de inverno com perspectivas de áreas maiores

No Uruguai, as áreas de cultivo de inverno (trigo e cevada) foram plantadas dentro das janelas ideais e, ao menos no norte do país, estão praticamente finalizadas, com aumentos importantes em relação à safra passada


Publicado em: 17/07/2018 às 12:40hs

Uruguai chega na reta final da safra de inverno com perspectivas de áreas maiores

Até meados do mês, ainda é possível que sejam plantados mais trigos de ciclo curto e cevada.

O gerente da Copagran Paysandú, Luis Simeán, disse ao Rurales El País que "ao menos, temos 10 dias a mais para plantar" e considerou que como não estão previstas chuvas dentro desse prazo no norte, não haverá problemas para o término dos trabalhos.

Embora ainda não existam dados concretos sobre o que será a área de cultivos de inverno para esta safra em todo o país, técnicos e produtores coincidem que há um crescimento importante.

No caso da Copagran Paysandú, a área de inverno "cresceu bastante". A área destinada para a cevada teve um aumento de quase 40% e o trigo deve ter um crescimento ainda maior, porque no ano passado "se plantou muito pouco" e neste ano foi plantada quase toda a semente que havia. A cooperativa duplicou a área com trigo neste safra em relação à anterior.

Para o gerente, foram vários os motivos para que a área tivesse um aumento. "Primeiro, uma necessidade financeira de ter uma opção de liquidez um pouco mais curta do que possa ser a próxima safra de soja". Os produtores acabam de vir da pior safra de soja que o Uruguai teve em anos, como consequência dos problemas climáticos que afetaram a oleaginosa em suas etapas de desenvolvimento, o que trouxe consigo áreas perdidas e queda abrupta de rendimentos. Além disso, a recuperação dos preços também foi um fator fundamental.

Fonte: Rurales El País

◄ Leia outras notícias