Agrotóxicos e Defensivos

UPL e Advanta participam do Pulse Day em Sorriso (MT)

Como transformar o pulse em uma alternativa rentável será discutido durante evento organizado pelo IBRAFE


Publicado em: 09/08/2018 às 07:00hs

UPL e Advanta participam do Pulse Day em Sorriso (MT)

Pulse Day realizado pelo IBRAFE – Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses será realizado no Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), no próximo dia 10 de agosto em Sorriso – MT, trazendo como principal discussão a importância do pulse e do feijão na agricultura brasileira e como podemos torna-lo ainda mais rentável para a produção do país. No evento estarão reunidos pesquisadores, indústria e produtores envolvidos na produção de pulses e colocando o Brasil inserido na cultura e produção mundial de Pulses.

Com o crescimento do mercado produtor de Pulses no Brasil, e com o aumento do cultivo e consumo de novas variedades de feijões, lentilhas e grão de bico, que já está presente nos mercados internacionais como a Índia e que vem ganhando espaço nas regiões brasileiras, amplia-se a visão para a rentabilidade que pode vir desse mercado e todo seu potencial para o agronegócio. Diante disso, o Pulse Day será iniciado com visita às estações de plantio, onde serão apresentadas mais de 50 cultivares de Feijão-rajado, Feijão-branco, Feijão-vermelho; Feijão-caupi, Feijão-mung, Feijão-adzuki, grão-de-bico; E, colheitas especiais: gergelim, amendoim, pipoca, girassol, alpiste, milho-branco. E no período da tarde será realizada palestra no painel sobre ‘Como ganhar com Pulses no mercado brasileiro’.

“Mas, o que são pulses afinal? Pulses são sementes secas e comestíveis da família das leguminosas. Alimento rico em proteína. São elas: ervilhas, grãos-de-bico, lentilhas e feijões”, explica Wagner Seara, Gerente de Marketing de Tratamento de Sementes da UPL.

Nesse cenário e vislumbrando esse futuro, a UPL e a Advanta, que são empresas da multinacional Indiana UPL Global, visando permitir que o Brasil possa entrar nesse mercado, começaram uma série de pesquisas para o Programa Pulses com a Embrapa, que estão acontecendo desde o início do ano de 2017 nas regiões: Brasília/DF, Cristalina/GO, Montes Claros/MG, Patos de Minas/MG, Primavera do Leste/MT, Dourados/MS, Coxilha/RS e Vacaria/RS, onde foram testadas as adaptabilidades de quatro tipos de leguminosas importadas da Índia, dentre elas duas variedades de grão-de-bico, duas de lentilha e, em breve, iniciará mais duas para feijão mungo e duas para feijão guandú, denominados como pulses. O programa continua seguindo novas etapas em 2018 e em breve trará mais novidades.

“O Projeto ainda está no início, existem muitas avaliações e testes que precisam ser realizados antes de concluirmos e possibilitarmos que os produtores que quiserem, possam começar a produzir”, explica Gustavo Hidalgo, Gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Advanta Sementes. O programa Pulses poderá em um futuro próximo representar uma das culturas a ser realizada como complemento entre os cultivos que ocorrem do verão ao inverno para soja, milho, algodão, arroz e trigo. “E por isso, será uma excelente oportunidade de alternativa de mercado para produtores”, finaliza Seara.