Turismo Rural

Turismo de Quilombo: Reconhecimento Nacional

Primeiro município do Oeste Catarinense contemplado com o Selo +Turismo


Publicado em: 09/08/2018 às 12:40hs

Turismo de Quilombo: Reconhecimento Nacional

O município de Quilombo é a primeira cidade do oeste catarinense a receber o Selo + Turismo, uma certificação concedida pelo Ministério do Turismo que garante ao município prioridade na liberação de recursos do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur). O certificado foi entregue pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, ao Prefeito Silvano de Pariz, ao Coordenador da área de Turismo, Rildo Beber e aos demais representantes do município de Quilombo, na quarta feira (01), em Brasília (DF).

O Selo Nacional de Turismo foi concedido após a submissão do Planejamento Estratégico de Turismo elaborado com a consultoria do Sebrae de Chapecó que contempla ações já desenvolvidas e a serem implementadas nesse setor pelo município. O Ministério do Turismo avaliou que Quilombo além de ser atuante nas ações, possui potencialidades para o desenvolvimento da atividade turística. O selo garante a liberação de recursos e o município já está elaborando os projetos para liberação de R$ 5 milhões de reais para investimentos no Turismo.

Para o prefeito Silvano de Pariz, o selo é a validação do trabalho que vem sendo desenvolvido em Quilombo. Ele entende que a economia do município pode dar um salto considerável graças a esse reconhecimento. “Cabe a nós não medirmos esforços para que possamos investir esses recursos em nossos potenciais turísticos, gerando emprego e renda e contribuindo no aspecto econômico e social”, enfatizou orgulhoso o prefeito. Pariz já tem planos de melhorias nos atrativos locais e vai investir na “revitalização do Balneário, construção de uma piscina térmica, melhoraria da infraestrutura do Salto Saudades com a construção de passarelas e do mirante, e na busca de parcerias junto à iniciativa privada”.

O reconhecimento nacional é fruto de um intenso trabalho feito a muitas mãos. A cidade possui um Conselho Municipal de Turismo ativo que participa do Planejamento Turístico do município, todo o trabalho é assessorado e coordenado pelo Sebrae através das consultoras Karla Hall e Sílvia Nowalski que atuam há quase 3 anos em Quilombo e conta com dezenas de voluntários que contribuem com as diversas ações implementadas no Turismo, incluindo-se aí representantes da sociedade civil, comerciantes e a Associação Empresarial de Quilombo (ACIQ).

O coordenador da área de turismo do município, Rildo Beber, ressalta que a participação da comunidade em conjunto com a administração municipal tem feito toda a diferença. “Provamos que temos potencial e estamos trabalhando juntos para sermos uma referência nos principais polos emissores do país como um destino turístico com infraestrutura adequada, organização e qualidade”.

Quilombo possui uma diversidade de atrativos e potenciais nos segmentos de turismo rural, aventura, gastronomia e termal. Sob a orientação do Sebrae a cidade tem trabalhado várias ações para estruturação e qualificação do destino, sensibilização da comunidade, criação de produtos turísticos e qualificação da mão de obra local. O coordenador regional do Sebrae, Enio Parmeggiani, avalia que o Selo + Turismo concedido à cidade de Quilombo reforça a importância do Planejamento e, neste caso em especial, de um Planejamento Estratégico que não ficou apenas no papel. “Quilombo tem muitas iniciativas, constituiu um grupo de trabalho forte e todo esse movimento em prol do Turismo tem motivado também a formalização de novos negócios a partir da iniciativa privada, além de gerar renda complementar, valorização da produção local e fortalecimento da oferta turística”, justifica.

Os recursos do Ministério do Turismo vem para fortalecer o projeto turístico da cidade, mas o prefeito Silvano de Pariz reforça que além dos recursos do Selo +Turismo, o que também está garantido é a receptividade que as pessoas vão encontrar em Quilombo. “Vamos abrir as portas, os braços e o coração do município para atrair os turistas”, destaca Pariz que pretende manter a parceria com o Sebrae para auxiliar nos investimentos necessários e tornar Quilombo uma cidade de referência no Turismo de SC.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias