Aveia, Trigo e Cevada

Trigo: peso de mil sementes pode ser mais baixo nesta safra

Fique ligado no peso de sua semente!


Publicado em: 08/02/2018 às 15:40hs

Trigo: peso de mil sementes pode ser mais baixo nesta safra

Cálculo da quantidade de sementes de trigo deve considerar peso de mil sementes (PMS). Aplicativo gratuito faz uma estimativa de quantos kg irá precisar para semear sua área

O sucesso de uma lavoura depende de diversos fatores, mas, sem dúvida, uma das principais decisões acontece na pré-safra, ou seja, no momento da definição da cultivar a ser utilizada e da quantidade de sementes que irão ao chão buscando uma população adequada. Nesta safra de trigo especialmente, caso não tenhamos alguns cuidados há uma maior possibilidade de termos uma população maior do que a recomendada e, por isso, triticultores devem ficar atentos à fórmula utilizada no cálculo para que haja o estabelecimento de densidade adequada de plantas nas lavouras. Isto também poderá impactar positivamente no custo da implantação.

Segundo o engenheiro agrônomo da Biotrigo Genética, Bruno Leonardo Alves, a definição da densidade de semeadura deve ser realizada já no momento da compra das sementes buscando com o recomendante os dados contidos em um relatório fornecido pelo multiplicador o qual acompanha a semente. “A utilização destas informações ajudará o agricultor a adquirir a quantidade necessária de sementes, além de auxiliar no estabelecimento de uma população adequada, evitando superpopulação de plantas, fator que pode ser motivador de efeitos negativos como acamamento e em alguns casos, manutenção excessiva de umidade, o que pode favorecer o aparecimento de enfermidades”, explica Alves.

Com a ocorrência de seca em algumas regiões além do excesso de chuvas no final do ciclo em outras, o peso das sementes produzidas em 2017 poderá ser menor em casos específicos. Isto pode ter efeito contrário em supersafras, depende muito da característica de cada cultivar, podendo ser influenciada pelo clima. Para saber as características de sua semente, é importante que seja adquirida em local idôneo. Além de saber o que está semeando em sua propriedade, beneficia o agronegócio estimulando a pesquisa.

Calculadora no Show Rural

Para auxiliar o produtor a não errar no cálculo, a Biotrigo Genética desenvolveu uma calculadora gratuita. A partir das informações contidas no lote sobre a germinação, vigor e peso das sementes, o aplicativo faz a estimativa de densidade de semeadura por metro linear. “ Uma grande vantagem é um maior controle no custo de sua produção, pois não irá usar semente a mais, aumentando a garantia de sucesso do plantio do trigo, reduzindo prejuízos financeiros e evitando retrabalho”, finaliza. A ferramenta, que está disponível para usuários dos sistemas iOS, da Apple, e Android, do Google, está sendo apresentada no Show Rural Coopavel. A feira acontece em Cascavel, entre 5 e 9 de fevereiro. O estande da Biotrigo Genética está localizado próximo ao estande da Toyota e do pavilhão da avicultura.


A partir das informações contidas no lote sobre a germinação, vigor e peso das sementes, o aplicativo faz a estimativa de densidade de semeadura por metro linear.

Fonte: Biotrigo

◄ Leia outras notícias