Governo

Trapaça foi mais uma pedra para reabertura de mercado para Rússia, diz Novacki

De acordo com o secretário executivo do Ministério da Agricultura existem outras questões, além das sanitárias, a serem debatidas


Publicado em: 16/03/2018 às 18:20hs

Trapaça foi mais uma pedra para reabertura de mercado para Rússia, diz Novacki

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, admitiu nesta quarta-feira, 14, que a terceira fase da Operação Carne Fraca, a Trapaça, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal, é mais um obstáculo na tentativa de reabertura do mercado russo para as carnes suínas e bovinas, que foram embargadas no início de dezembro do ano passado. "Não há dúvida de que surge mais uma pedra no caminho a ser superada", disse.

Ele ponderou que, em relação à Rússia, existem outras questões, além das sanitárias, a serem debatidas. "Obviamente, entendemos que há outras questões. A Rússia caminha para uma produção sustentável de carne suína e há muito tempo eles vêm investindo nisso. Em compensação, estamos insistindo que eles precisam da nossa oferta", afirmou. Novacki ressaltou, ainda, que os russos querem exportar para o Brasil produtos como trigo e picanha.

Em relação à operação Trapaça, Novacki, observou que a Pasta ainda está levantando informações e analisando documentos. "Vendo tudo o que de fato pode ter acontecido, ou não", comentou. Ele não deu previsão para a queda da proibição para as unidades da BRF, envolvidas na investigação, que não podem atualmente exportar para 12 países.

Novacki afirmou, ainda, que o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, se prepara para realizar uma nova missão para países da Ásia e Oriente Médio para afinar relações comerciais. A viagem deve ser realizada no início de abril.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

◄ Leia outras notícias