Pragas e Doenças

Temperatura elevada favorece a presença de pragas em campos de soja de Minas Gerais

Segundo previsões da Climatempo, próximos dias serão abafados e com chuva na região


Publicado em: 30/11/2015 às 09:45hs

Temperatura elevada favorece a presença de pragas em campos de soja de Minas Gerais

A praga Helicoverpa armigera está atuando no estado de Minas Gerais. Alguns agricultores e consultores agrícolas já identificaram a volta da lagarta ao plantio de soja realizado em Unaí, considerada cidade líder da produção estadual da cultura, com 330 mil toneladas, em 110 mil hectares. Outra região próxima, Uberaba, também já apresenta o mesmo problema.

De acordo com o consultor da Planeje Projetos Agropecuários e Assistência Técnica, Frederico Quirino, o clima local tem sido o principal influenciador para a volta das lagartas. “Tivemos o atraso das chuvas e também temperaturas bem elevadas, fatores que facilitaram a infestação da praga”, afirma.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, César Soares, no início da Primavera e também no início de novembro, um bloqueio atmosférico estava sobre Minas Gerais e impediu a formação de nuvens de chuva. Com relação a temperatura, é normal fazer calor para esta época, mas por causa do fenômeno El Niño, o termômetro tem registrado números altos.

Do dia 1 até o dia 24, já foram acumulados 91mm de chuva em Unaí, sendo que a média para o mês é de 189 mm, ou seja, já choveu 48% da média, de acordo com dados históricos do INMET dos últimos 30 anos.

Previsão de chuva

Para o alívio dos agricultores de soja, a situação deve melhorar com a volta persistente das chuvas durante o verão. Com isso, somado ao devido monitoramento, a presença da temida Helicoverpa armigera pode diminuir. Isso porque o período de maior calor na região vai de agosto a novembro e, além disso, a chuva deve aumentar em dezembro, que tende a ser um dos meses mais chuvosos do ano, com média de 300 mm, seguido por janeiro, com 250 mm.

Entretanto, nos próximos dias, o meteorologista da Climatempo diz que dificilmente Unaí vai alcançar a média de chuva e revela: “Com o aumento das instabilidades e nuvens, o predomínio maior será de tempo abafado, mas a temperatura não deve subir muito justamente por causa da nebulosidade, que vai favorecer a chuva”, diz Soares.

Fonte: Assessoria de Imprensa Climatempo

◄ Leia outras notícias