Culturas Florestais

"Temos no Brasil a maior produtividade mundial de eucalipto", diz assessora técnica da CNA

Logística, Mercado e produtividade. Para a cadeia produtiva de florestas plantadas é essencial que esses três fatores estejam bem alinhados


Publicado em: 08/05/2017 às 09:00hs

"Temos no Brasil a maior produtividade mundial de eucalipto", diz assessora técnica da CNA

O planejamento é essencial para garantir um bom resultado na atividade e é isso que a assessora técnica da Comissão Nacional da Silvicultura e Agrossilvicultura da CNA, Camila Braga, discutiu com produtores do Vale do Aço, em Minas Gerais.

Segundo Camila, os produtores da região produzem eucalipto para abastecimento com foco no mercado de celulose. “Nós observamos, na semana passada, que o mercado de eucalipto para celulose está desvalorizado na região, pois, infelizmente, está sofrendo as consequências da crise do setor siderúrgico, que afeta o estado de Minas Gerais”. Com isso, observa a assessora, o mercado e as indústrias de celulose estão buscando madeiras em regiões com preços mais atrativos, independente da distância.

Para a assessora técnica da CNA, os produtores devem usar a tecnologia disponível para aumento da produtividade e rentabilidade. “A tecnologia influencia diretamente na produtividade. Nós temos no Brasil a maior produtividade de eucalipto e a melhor biotecnologia do mundo. No entanto, os produtores não enxergam o projeto florestal com essa visão”. E acrescenta: “É preciso investimento no plantio, principalmente, na correção de solo, porque a muda que se planta é a floresta que se colhe”.

Veja a entrevista completa no Canal do Produtor TV

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias