Outros

Tecnologias de irrigação tornam a agricultura mais eficaz

AgroBrasília apresenta inovações que tornam o cultivo mais pujante


Publicado em: 26/03/2018 às 07:20hs

Tecnologias de irrigação tornam a agricultura mais eficaz

Quem conhece um pouco sobre a história da agricultura sabe que não seria exagero afirmar que ela poderia ser sinônimo de irrigação, pois o plantio e colheita se desenvolveram há milhares de anos com os egípcios – com a ajuda do rio Nilo – e os chineses – com a ajuda do rio Amarelo. Eles usavam as águas desses rios para construir sistemas de irrigação e garantir uma boa safra.

Mesmo os Mesopotâmicos e Sumérios, para muitos, a civilização mais antiga da humanidade, construíram primitivos sistemas de irrigação na região conhecida como crescente fértil, localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Graças à irrigação, consolidaram a agricultura e prosperaram.

Após mais de seis mil anos, a irrigação continua primordial à agricultura e as avançadas tecnologias atuais permitem até mesmo o cultivo sem o uso da terra, mas não sem água. Esse sistema é conhecido como hidroponia. Em regiões com longos períodos sem chuva, como o Centro-Oeste brasileiro, o uso de tecnologia para a irrigação se torna ainda mais importante.

A AgroBrasília, Feira Internacional dos Cerrados, promove acesso a novas técnicas que permitem o uso de eficientes sistemas de irrigação. Seja pela exposição de maquinários e equipamentos ou de rotas tecnológicas, os agricultores tem ao alcance tecnologias de irrigação como a aspersão, a microaspersão e o gotejamento.

Para Alécio Maróstica, diretor da Irrigo e presidente do Sindicato Rural de Cristalina-GO, a Feira é cada vez mais imprescindível. “A localização da AgroBrasília é fundamental para a agricultura da região. A qualidade das palestras, equipamentos, máquinas e de toda a tecnologia apresentada fortalece a agricultura do Planalto Central. As inovações apresentadas tornam a agricultura da região, que necessita dessas tecnologias, os cultivos com maiores produtividades. Ano após ano, cresce a importância da AgroBrasília para os agricultores”, ressalta.

Serviço: em 2018, a AgroBrasília completa onze anos e acontece entre 15 e 19 de maio. A entrada é franca.

Fonte: Assessoria de Imprensa AgroBrasília

◄ Leia outras notícias