Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Tecnologia otimiza eficiência da adubação e reforça potencial produtivo da cana-de-açúcar

A combinação de fertilizantes fluidos especiais para o tratamento nutricional da cana-de-açúcar tem sido apontada por pesquisadores como boa opção para quem busca agregar valor à produção. A tecnologia de fertilização fluida desenvolvida pela Nutriceler, e que tem como base a combinação de nitrogênio, fósforo e potássio, tem crescido e apresentado bons resultados em áreas de cana-de-açúcar do interior do estado de São Paulo.

O pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Dr. Sandro Roberto Brancalião, está realizando estudos com o tratamento nutricional em áreas de cana-de-açúcar e explica que a prática tem o objetivo de melhorar a eficiência da adubação, com foco na interação do fósforo com os ácidos húmicos, tanto em cana planta quanto em soqueira. De acordo com o pesquisador, o tratamento com a tecnologia Nutriceler já está gerando bons resultados.

Sandro explica que o manejo consiste na interação da adubação convencional com a tecnologia Nutriceler de fertilizantes fluidos, que trazem nutrientes essenciais em suas combinações, como ácidos húmicos, ácidos fúlvicos, fósforo, potássio, extrato de algas, aminoácidos e aditivos de alta performance”, diz. Para o pesquisador, a tecnologia pode aumentar a longevidade do canavial.

Sandro também aponta outras vantagens do manejo com fertilizantes fluidos, como o aumento da CTC do solo, que resulta em redução da fixação do fósforo e da lixiviação do potássio. “Outro grande ganho que estamos observando no tratamento é o sistema radicular das plantas mais bem desenvolvido, com uma estrutura maior, o que vai melhorar a absorção dos nutrientes do solo”, complementa. O estudo mostra que a tecnologia estudada proporciona um ambiente favorável para o crescimento da população de micro-organismos benéficos para o solo.

Os resultados esperados com o tratamento são ganhos de produtividade e ganho de longevidade do canavial. “Pelos resultados obtidos nas demais culturas, estamos com ótimas perspectivas em relação ao tratamento na cana-de-açúcar. Esta tecnologia nos deixa otimistas por apresentar benefícios além da eficiência das fontes nutricionais. A aplicação facilitada dos fertilizantes minimiza a entrada de maquinários no campo, o que reduz o pisoteio das plantas. Somados estes benefícios, podemos dizer que estamos caminhando para uma nova realidade na nutrição da cana-de-açúcar”, conta.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 23/02/2017 às 07:20hs
Fonte: Assessoria de imprensa - Viva Itapeva
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: