Nutrição

Suplementação em bloco para bovinos é destaque na InterCorte de Araguaína

Tecnologia lançada pela Minerthal resiste à chuva sem perder suas qualidades nutricionais e é segura contra a intoxicação por ureia


Publicado em: 17/10/2017 às 09:00hs

Suplementação em bloco para bovinos é destaque na InterCorte de Araguaína

A Minerthal, uma das mais tradicionais fabricantes de suplementos para bovinos de corte e leite, apresenta durante a etapa da InterCorte em Araguaína (TO), o MinerBlock®, uma linha de suplementos minerais em bloco que busca ajudar os pecuaristas a superar algumas dificuldades do dia a dia das fazendas. A quarta etapa da InterCorte 2017 será nos dias 18 e 19 de outubro, no Parque de Exposições Dair José Lourenço. O evento percorre de forma itinerante alguns dos principais polos da pecuária brasileiros para levar informação, debates e tecnologia aos produtores.

A linha MinerBlock® é composta por suplementos em blocos retangulares de 25 kg que se apresentam como uma solução para alguns dos principais problemas do dia a dia das fazendas, como a falta de estrutura de cocho, dificuldades de acesso aos locais de fornecimento de suplementos e intempéries de clima, como ventos e chuvas. Fazem parte da linha MinerBlock® cinco produtos com aditivo melhorador de desempenho: MinerBlock® MD (suplemento mineral), MinerBlock® Proteico Águas, MinerBlock® MD Seca (suplemento mineral com ureia), MinerBlock® Proteico Seca e MinerBlock® Energético.

As principais vantagens do suplemento em bloco para o pecuarista são a baixa frequência de reposição de suplemento, uma vez por semana ou a cada 10 dias, poupando custos com mão de obra e combustível; simplicidade de utilização e de transporte, pois basta retirar o produto da caixa de papelão e colocar em uma superfície protegida no pasto (sob um estrado, tábua, lona, tambor etc.) e a possibilidade de mudança no local de fornecimento do suplemento, o que facilita o manejo, diminuindo as áreas de sub pastejo. Além disso, o formato em bloco faz com que as perdas por chuva e vento sejam reduzidas em comparação com o suplemento em pó convencional, o que representa menos desperdício de produto e preservação das qualidades nutricionais.

Para o rebanho, destaca-se o sabor atrativo do bloco pela presença do melaço, farelos e sal branco e o consumo homogêneo do lote, pois nesse formato dificilmente o animal conseguirá ingerir quantidades superiores ao recomendado que possam causar-lhe distúrbios, proporcionando melhor performance coletiva ao garantir a ingestão balanceada de nutrientes do começo até o final do produto. A segurança contra intoxicação por ureia é outro destaque da tecnologia, já que mesmo com chuva, não ocorre a dissolução desse componente na água, como é comum na suplementação em pó convencional. A formulação dos produtos com minerais de qualidade e em quantidade precisa garante os benefícios da suplementação atrelados aos da disposição em bloco.

O suplemento em bloco já é bastante utilizado em países onde não há tanta mão de obra disponível, como os EUA, Austrália e Nova Zelândia, que se destacam pelo uso de alta tecnologia na pecuária, e em locais de climas extremos. No Brasil, a validação dos resultados a campo foi feita na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, no campus de Pirassununga (SP).

Fonte: Assessoria de Comunicação Minerthal

◄ Leia outras notícias