Informática

Software baseado em visão computacional auxilia pecuarista na identificação animal

Idealizado por estudante de engenharia elétrica, Scanner Bovino possibilita verificar o cumprimento das atividades diárias do rebanho


Publicado em: 02/10/2017 às 18:30hs

Software baseado em visão computacional auxilia pecuarista na identificação animal

Em parceria com o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fabrício Campos, e seu colega, Luan Melo, o empreendedor Pedro Duim criou, em setembro de 2015, a Scanner Bovino: um sistema para monitorar e identificar individualmente animais no manejo.

Segundo o empreendedor, a tecnologia é baseada em visão computacional e seu software pode ser integrado a qualquer câmera, tanto de celulares como as convencionais. O monitoramento ocorre por meio de algoritmos que detectam o número de identificação que cada animal tem na orelha.

Após isso, um banco dados disponibilizará ao pecuarista todas as informações a respeito de cada cabeça de gado monitorada. "A partir da identificação do animal, podemos saber qual deles não foi ordenhado" exemplifica Duim, em relação as possíveis funcionalidades que o sistema oferece

De acordo com ele, cada animal monitorado tem um custo de R$ 1,50 para o pecuarista, que realiza o pagamento total mensalmente.

Em virtude de sua recente entrada no mercado, a startup registra atualmente três clientes na região de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais. No entanto, a startup está em fase de negociação com mais três novos pecuaristas.

Em abril de 2017, a Scanner Bovino ingressou no programa de aceleração promovido pela aceleradora mineira Fiemg Lab. O processo vai durar 18 meses e injetará R$ 18 mil no projeto, que também terá acesso a mentorias para estruturar comercialmente o sistema.

A plataforma pode ser acessada por meio do PC ou pelo aplicativo disponível, por ora, apenas para o sistema Android. Porém, uma versão para iOS está sendo desenvolvida.

Além disso, Duim afirma que tem buscado expandir sua rede de clientes por meio da divulgação de sua plataforma em feiras e eventos do setor. O faturamento não foi informado.