Capacitação

Sistemas de Recirculação para Aquicultura são tema de curso no Instituto de Pesca

O evento será realizado na sede do IP, no Parque da Água Branca, na capital paulista


Publicado em: 26/02/2018 às 07:00hs

Sistemas de Recirculação para Aquicultura são tema de curso no Instituto de Pesca

Para disponibilizar informações para fomentar pesquisas científicas e auxiliar no cultivo de espécies ornamentais, o Centro de Pesquisa de Recursos Hídricos do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoverá, nos dias 28 e 29 de março, o curso “Sistemas de Recirculação para Aquicultura: produção de organismos ornamentais em laboratório”. O evento será realizado na sede do IP, no Parque da Água Branca, na capital paulista.

O curso é coordenado pelo pesquisador do Instituto de Pesca Eduardo de Medeiros Ferraz e será realizado em duas etapas: no primeiro dia, serão ministradas palestras que abordarão o uso de recirculação de água no cultivo de peixes ornamentais, com o criador de peixes William Sugai; as principais espécies ornamentais com potencial para a criação em sistemas de recirculação de água, com o pesquisador do IP Mauricio Keniti Nagata; os princípios da manutenção de peixes em laboratório, conceitos de biotério, normatização pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e como projetar um sistema de recirculação para cultivo de espécies ornamentais em laboratório, com Eduardo Medeiros Ferraz.

Já no segundo dia, os participantes assistirão à aula prática no laboratório do Centro de Pesquisa, na qual será abordado o funcionamento de um modelo de produção em alta densidade de organismos ornamentais.

O curso oferece 20 vagas destinadas a alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores universitários e criadores de peixes ornamentais em geral. As inscrições devem ser feitas por meio do site da FUNDEPAG com o valor de investimento de R$ 150 para profissionais e R$ 50 para estudantes.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelos números (11) 3871-7588 com Cibele e (11) 3871-7525 com Eduardo, ou pelo e-mail cecomip@pesca.sp.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

◄ Leia outras notícias