Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Sistema inovador monitora florestas e combate incêndios

A cada 30 minutos, uma floresta é incendiada no Brasil. De acordo com relatório do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), de janeiro a outubro de 2016, mais de 13 mil casos de incêndios florestais e fogachos foram registrados. Foram 160,5 mil hectares queimados no último ano. Mas a boa notícia é que isso pode ser evitado através de uma nova tecnologia, que oferece informações em tempo real para identificar e controlar focos de incêndio em áreas florestais. Um sistema de monitoramento com câmeras em pontos estratégicos já aciona o alerta, com isso, é possível tomar medidas para apagar o fogo a tempo.

Recursos de vídeo são o diferencial

Especializada em projetos de automação e gerenciamento, a Coaltech Engenharia desenvolveu recentemente o Sysforest. Esse sistema inovador permite economia de esforços e protege o patrimônio florestal ou áreas de plantio de maneira mais eficaz.

Como afirma César Baliza, diretor comercial da Coaltech Engenharia e responsável pela equipe de criação do Sysforest, trata-se de algo diferente do modelo tradicional. Áreas bem extensas podem ser monitoradas de maneira totalmente remota.

“Não há necessidade de pessoas nas zonas de monitoramento. E o grande diferencial do Sysforest são seus recursos de vídeo, transmissão de imagens e dados de alta tecnologia”, alerta o especialista.

Independência e economia são vantagens garantidas aos usuários do Sysforest, já que sua execução independe de operadores, sendo dispensada a contratação de vigilantes e guardas, possibilitando uma redução de custos operacionais, que podem ser revertidos para outros investimentos.

Logo que é detectada a fumaça, já são tomadas as devidas medidas para o combate do incêndio. A brigada é acionada na mesma hora, agilizando o processo de preservação desses patrimônios florestais e agrários."

Monitoramento 24 horas

Em um modelo inspirado no sucesso europeu e da África do Sul, a COALTECH Engenharia consegue manter a qualidade do seu sistema. E uma das marcas disso é sua operação durante 24 horas por dia.

O alcance dessas câmeras pode chegar a 40 km, o que destaca o sistema. Ficando instaladas em torres de comando a aproximadamente 45 metros de altura e distribuídas em pontos estratégicos dentro da floresta as mesmas são alimentadas utilizando painéis fotovoltaicos, possibilitando o controle remotamente através da comunicação via rádio diretamente da central de monitoramento.

Ao mesmo tempo, também é mantida comunicação com a base. Trata-se de uma estação de controle para o monitoramento florestal. Ao contrário dos modelos mais tradicionais, a eficácia é bem maior.

Casos de sucesso

Já faz cerca de 4 anos que o SYSFOREST está no mercado, como aponta o diretor comercial responsável da COALTECH Engenharia, César Baliza, e durante esse período, o sistema já foi montado em diversas cidades do interior de Minas Gerais.

A empresa está trabalhando na conscientização de proprietários e órgãos ligados a áreas florestais da importância de uma prevenção mais tecnológica, com funcionamento e vantagens do SYSFOREST. O futuro da manutenção das áreas florestais pode depender dessa estratégia.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 13/12/2017 às 07:20hs
Fonte: COALTECH Engenharia
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: