Seguro Rural

SICREDI UNIÃO: Seguro agrícola pode ser a salvação da lavoura

Como o processo pode demorar até três meses, o produtor pode dar início à contratação do produto para o milho safrinha


Publicado em: 14/12/2017 às 09:20hs

SICREDI UNIÃO: Seguro agrícola pode ser a salvação da lavoura

A contratação de seguro agrícola para o milho safrinha, que será plantado em março, já está disponível nas 78 agências da Sicredi União PR/SP – o seguro oferecido pela instituição financeira cooperativa também pode ser contratado junto aos agrônomos da Unicampo e nas unidades da Cocamar.

Contratação - O assessor de negócios de seguro agrícola da Sicredi União, Alípio Dias Oliveira Junior, lembra que quanto antes o produtor contratar, mais chances terá de ter a subvenção do governo federal, de 45% do valor da apólice. Para se ter ideia, os R$ 440 milhões destinados pelo governo para o Programa de Subvenção ao Seguro Rural, do Ministério da Agricultura, foram totalmente utilizados dois meses antes do ano acabar. Como o processo pode demorar até três meses, o produtor pode dar início à contratação do produto para o milho safrinha.

Boa opção - Mais simples para contratar e menos burocratizado para ter acesso à indenização, em caso de perdas, o seguro agrícola é uma boa opção, com taxa média de 7,5% para o milho (desde que o produtor tenha acesso à subvenção) e de 3,5% a 5% para a soja – a Sicredi também oferece seguro para a cultura de frutas.

Informações - Para contratar, o produtor precisa informar a área plantada, variedade, local e croqui. Caso a lavoura sofra danos causados por granizo, seca, geada, ventos fortes e frios, tromba d’água, chuva excessiva, raio ou incêndio, basta comunicar imediatamente o fato para que o perito faça uma vistoria. O processo é simples e não tem custos adicionais.

Definição - Na contratação é definida a produtividade garantida, que é o número de sacas que a seguradora garantirá a cobertura. “Se a produtividade obtida na colheita for menor que a garantida em função de danos causados pela seca, geada, granizo ou chuva excessiva, a seguradora realizará a indenização da diferença”, explica Alípio.

Companhias - A Sicredi União oferece seguro agrícola de quatro companhias: Mapfre, Sancor, Allianz e Fairfax. A instituição financeira também conta com um departamento exclusivo para o seguro agro e há 86 gerentes exclusivos para o agronegócio.

Fonte: Imprensa Sicredi União PR/SP

◄ Leia outras notícias