Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

SHOW RURAL: Iapar vai apresentar nova tecnologia para colheita da soja

Uma antiga demanda dos produtores foi finalmente viabilizada pelo Iapar, em parceria com a empresa Incomak, de Jandaia do Sul (PR). Colher feijão com a mesma plataforma das colheitadeiras utilizadas em lavouras de soja e de trigo. A nova tecnologia será apresentada no Show Rural, em Cascavel, entre os dias 6 e 10.

Ideia - O pesquisador Hevandro Colonhese Delalibera, que coordena o projeto, explica que a ideia é aumentar a quantidade de “dedos” no molinete, uma adaptação simples para alcançar as plantas mais baixas, perto do chão. “Basta fazer a alteração para colher feijão e, depois, retornar ao sistema original quando voltar à colheita de soja ou trigo”, explica.

Custo - Delalibera afirma que o custo da adaptação é baixo, pois se resume à compra de mais “dedos” para o molinete. “Dependendo do fabricante, também pode ser necessário adquirir o tubo de suporte”, acrescenta.

Perdas - O pesquisador estima que as perdas em colheitas com a plataforma modificada não chegam a 7%, o que é considerado um valor baixo. “Com o mecanismo padrão de fábrica, esse valor fica em torno de 10% para a cultura do feijão”, diz.

Adaptação - Ainda de acordo com Delalibera, também é possível usar a adaptação para colher lavouras de soja que enfrentaram problemas durante o ciclo e apresentam plantas pouco desenvolvidas, com pequena expectativa de produtividade.

Recursos - O projeto é realizado com recursos do programa Tecnova de estímulo à inovação tecnológica na micro e pequena empresa. Conta ainda com o apoio da Fundação Araucária e da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro).

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 09/02/2017 às 08:00hs
Fonte: Agência de Notícias do Paraná
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: