Saúde Animal

Seu gado está consumido a quantidade de água ideal?

Identificação da quantidade ideal de água é fundamental para manter a boa saúde do plantel, além de oferecê-la limpa


Publicado em: 19/01/2018 às 09:20hs

Seu gado está consumido a quantidade de água ideal?

A água é fundamental para manter a hidratação e evitar a perda de peso dos bovinos, seja de gado de corte ou de leite. Como saber se o consumo está adequado? Instale registros que funcionam como medidores nas tubulações que chegam até os bebedouros dos animais. Acompanhe por 10 dias a quantidade de litros consumidos e a divida pelo número de cabeças.

“A quantidade ideal que um bovino de leite deve ingerir por dia é de quatro litros de água para cada um litro de leite produzido. O gado de corte tem que consumir três litros de água para cada quilo de matéria seca consumida”, explica José Carlos Ribeiro, consultor agropecuário da Boi Saúde – Pecuária Inteligente.
Já os bezerros e animais jovens precisam consumir uma quantidade maior. Cada um deve consumir seis litros de água para cada quilo de matéria seca ingerida, o que evita a desidratação. Muitas vezes, o baixo consumo da água está relacionado a qualidade desse líquido oferecido aos animais.

Como manter a água limpa para os animais
1. Limpe os bebedouros da sua propriedade duas vezes por semana, no mínimo. Um bom planejamento é fazer essa tarefa em dias fixos, por exemplo, toda terça e sexta ou toda segunda e quinta. Esses dias ficam estabelecidos como dia de limpeza dos bebedouros;
2. Coloque 20 ml ou meio copo de água sanitária a cada 20 litros de água. Esse componente irá manter a água limpa, além disso, evitará a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outros vírus;
3. Pastilhas de cloro de liberação lenta podem ser inseridas dentro do bebedouro. Elas manterão a qualidade da água em ótimas condições de consumo.

Ribeiro explica que a análise da água pode ser feita por meio do próprio consumo dos animais. Se o bovino a suga em grandes goles, o líquido está adequado. Mas se ele lambe a água, pode ter alguma corrente elétrica. “Fique atento para não machucar seu rebanho. Um parâmetro de limpeza na propriedade será percebido. A água servida aos animais deve ter a mesma qualidade da servida aos humanos. Fornecer alimentação de qualidade é trabalhar de acordo com o bem-estar animal”, complementa.

Dicas para economizar até 30% de água na propriedade rural
• Instale calhas para fazer captação das águas pluviais, ou seja, água da chuva. Essa água pode ser armazenada em tonéis e barris com tampa. Esse estoque pode ser utilizado para lavar currais, salas de ordenha e outros utensílios do manejo;
• Utilize máquinas de água sob pressão. Os dejetos dos animais são eliminados facilmente se comparados com a mangueira. A economia com o uso desse objeto pode ser de até 50%.
• Quem tem lavoura na propriedade, utilize a irrigação noturna. Durante a noite, os ventos são em menor intensidade e o solo estará com temperatura amena. Então a água é absorvida diretamente, sem evaporação.

Fonte: Boi Saúde

◄ Leia outras notícias