Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

SENAR/MS incentiva mão de obra qualificada para agricultura de precisão durante a Expoagro 2017

Agricultura de Precisão (AP) é uma ferramenta de gerenciamento que leva em consideração a variabilidade espacial das lavouras e busca tirar proveito dessas deformidades da área sempre que forem relevantes. A atividade está em expansão por todo o país, e no Mato Grosso do Sul não seria diferente. O sistema é sinônimo de resultado na gestão da propriedade: enquanto aumenta a produtividade da lavoura, a renda cresce, e o meio ambiente é melhor conservado.

Dourados, segundo maior município do Estado, tem na agricultura a sua base econômica com os mercados de soja e milho. Nesse sentido de fomentar o setor, o SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realiza durante a Expoagro 2017 o curso básico em Agricultura de Precisão programa AP (módulo 1), nos dias 15 e 17 de maio. O evento será realizado no espaço do Projeto Fazendinha, sediado dentro do parque de exposições João Humberto de Carvalho.

Para capacitação o SENAR/MS disponibilizará 8 vagas com aulas teóricas e práticas. “A principal importância que vejo é o conhecimento, pois nos dias de hoje as máquinas estão cada vez mais tecnológicas e os operadores acabam não acompanhando esta tecnologia e não tiram o proveito suficiente”, explica o técnico em agropecuária e instrutor de Mecanização Agrícola do SENAR/MS, Eliel de Campos Boia.

Mais que tecnologia, gerenciamento é a palavra-chave na execução da agricultura de precisão. “É preciso de trabalhar com mapas de produtividade com base em amostragem georreferenciada, ajuste fino da correção e adubação do solo via aplicação em taxa variável”, explica o instrutor que vai mostrar também aos participantes o trabalho com simuladores no campo.

Além desse, outros cinco cursos serão oferecidos pelo SENAR/MS durante a feira, como Regulagem e Utilização de Pulverizador Autopropelido, entre os dias 16 e 18 de maio, e NR 31.8 – Prevenção de Acidentes com Agrotóxicos, entre os dias 17 e 19 de maio. Mais informações sobre os eventos podem ser encontradas no Sindicato Rural de Dourados pelo telefone (67) 3424-9003.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 18/05/2017 às 15:45hs
Fonte: Senar - Assessoria de Imprensa SENAR/MS
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: