Fruticultura e Horticultura

Seminário sobre mangicultura será uma das atrações da Fenagri 2018

Um dos destaques da Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri 2018, que vai movimentar o município de Juazeiro – BA, entre os dias 11 e 14 de julho


Publicado em: 17/05/2018 às 15:20hs

Seminário sobre mangicultura será uma das atrações da Fenagri 2018

Um dos destaques da Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri 2018, que vai movimentar o município de Juazeiro – BA, entre os dias 11 e 14 de julho próximo, será o Seminário ‘Mangicultura no Vale do São Francisco: desafios e oportunidades’. A atração foi definida na tarde desta sexta-feira (12), durante reunião da coordenação com os parceiros Embrapa, Irpaa, Codevasf, Sebrae, Uneb, Univasf, Institutos Federais de Juazeiro e Petrolina - PE (IF Sertão), Moscamed e Senar.

O seminário que vai tratar da manga, principal produto da pauta de exportações brasileiras de frutas in natura, será realizado pela Embrapa Semiárido durante todo o dia 12 (quinta-feira) no Centro de Excelência em Fruticultura do Senar (Distrito Industrial de Juazeiro) e vai contar com a participação de pesquisadores e especialistas de todo país.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária do município e coordenador da Fenagri 2018, Tiano Félix, esse tema foi escolhido em função do polo Juazeiro/Petrolina representar hoje uma referência nacional em fruticultura irrigada com a participação de 86% das exportações da manga destinada ao mercado mundial. “Tendo em vista o crescimento da demanda dessa fruta em todo mundo é fundamental o conhecimento e monitoramento da cultura e consequentemente desse mercado”, pontuou Félix.

Ainda durante a reunião foram discutidos alguns detalhes acerca de outras atividades da programação técnico-científica, que inclui a realização de um seminário sobre o manejo ecológico na criação de caprinos e ovinos/ mercado justo e solidário, palestras, minicursos, visitas técnicas, feira da Agricultura Familiar e uma rodada de negócios.

“Durante quatro dias estarão em pauta temas importantes como a viabilidade do uso de coagulante à base de polímero natural, análise de resíduos das frutas, implementação do conhecimento da evapotranspiração para o manejo da irrigação e a energia solar. Reservamos espaço também para um maior aprofundamento em assuntos como produção orgânica de cebola e manejo de água de chuva”, adiantou o coordenador do evento.

A programação vai acontecer no Centro de Excelência em Fruticultura do Senar e no shopping Juá Garden, onde também serão montados a céu aberto os 150 estandes da feira para exposição de produtos e serviços da agricultura irrigada.

Considerado o maior evento de fruticultura da América Latina, a 27ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) terá como tema ‘Cultivando Sabores e Valores do Vale’. A previsão da Prefeitura de Juazeiro e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ) organizadores do evento, é que sejam realizados negócios na ordem de R$ 5 milhões e o evento receba a visita, nos quatro dias, de 40 mil pessoas.

Fonte: CLAS Comunicação & Marketing

◄ Leia outras notícias