Flores

Seminário favorecerá cadeia produtiva da floricultura

Evento é realizado em parceria entre Epamig, FAEMG e Conselho Estadual de Política Agrícola


Publicado em: 22/07/2016 às 13:15hs

Seminário favorecerá cadeia produtiva da floricultura

Estão abertas as inscrições para o 6º Seminário Mineiro de Floricultura. O evento, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), será realizado nos dias 9 e 10 de agosto, em Belo Horizonte e Brumadinho. O tema desta edição é qualidade na produção de flores.

No primeiro dia serão apresentadas palestras sobre comercialização, desafios da floricultura brasileira, além da apresentação de casos de sucesso de produtores do Estado e a importância da qualidade das flores na decoração de eventos. Já no segundo dia será realizada uma visita técnica ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, que abriga vasta coleção botânica, diversas composições paisagísticas, além de grande acervo de arte contemporânea.

Minas Gerais tem destaque na produção nacional de flores, mas o setor ainda está em organização e precisa de apoio para desenvolver e crescer. De acordo com a coordenadora do Seminário, Simone Reis, que é pesquisadora da Epamig, há um trabalho entre os setores público e privado, instituições de ensino, pesquisa e extensão na busca pela organização da cadeia produtiva e o crescimento do setor. “Assim como em outras áreas da agricultura, existe demanda por flores produzidas de forma sustentável, com menor impacto ambiental e com qualidade superior” explica.

O Seminário Mineiro de Floricultura é realizado em parceria entre Epamig, FAEMG e Conselho Estadual de Política Agrícola, com o apoio da Emater-MG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais.

Minas Gerais possui uma das maiores áreas cultivadas com flores e plantas ornamentais no Brasil. Para atender a esses produtores, desde 2004 a Epamig investe em pesquisas no setor de floricultura, concentrando sua equipe no Campo Experimental Risoleta Neves, em São João del-Rei devido à proximidade com grandes centros produtores, como Barbacena, Alfredo Vasconcelos e a região Sul do Estado. Neste Núcleo são realizadas pesquisas em produção integrada e agroecológica de flores, controle biológico de pragas, pós-colheita, entre outros.

O seminário será realizado no auditório da FAEMG, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas pelo site da Epamig.

Fonte: Diário do Comércio

◄ Leia outras notícias