Seguro Rural

Seguro Rural vem sendo tema de eventos do agronegócio gaúcho

Tovese participa de feiras e exposições com o objetivo de abordar importância da proteção de lavouras


Publicado em: 15/02/2017 às 19:10hs

Seguro Rural vem sendo tema de eventos do agronegócio gaúcho

O clima pode ser decisivo para a safra de grãos no país. Na safra passada as lavouras de arroz e soja no Rio Grande do Sul foram influenciadas pelo fenômeno El Niño, que trouxe incidência de chuvas acima da média no período 2015/2016. Quando não é este fenômeno, é a vez do La Niña, que provoca chuvas abaixo da média, incomodando os produtores. Basta lembrar que em 2012, último ano com este prognóstico, no Rio Grande do Sul, por exemplo, a estiagem dizimou lavouras de soja e milho, causando quebra de 43% na colheita de grãos.

Diante deste cenário, o seguro rural surge como ferramenta fundamental para amenizar os problemas causados pelo clima. Enquanto em 2011 a área assegurada era de 4,48 milhões de hectares no país, de acordo com dados do Atlas do Seguro Rural, do Ministério da Agricultura, em 2014 este número chegou a 9,91 milhões de hectares. No Rio Grande do Sul, no mesmo período, a área coberta passou de 897 mil para 2,13 milhões de hectares.

Estes números revelam que há um crescimento do setor no país, mas ainda longe do ideal. Enquanto nos Estados Unidos mais de 90% da área rural está coberta pelo seguro rural, no Brasil este índice é de apenas 14%. "O produtor precisa contratar o seguro para se proteger de problemas que possam acontecer nas lavouras, mas não apenas nos períodos de El Niño ou La Niña", explica o diretor da Tovese Corretora de Seguros, Otavio Simch.

O especialista lembra que o produtor deve ter atenção na hora da contratação do seguro e buscar empresas com tradição no mercado local. Uma das opções é o seguro por talhão, que apresenta melhor retorno do que o realizado por média da propriedade. O custo entre as duas modalidades é quase o mesmo, mas enquanto a primeira opção considera apenas o talhão atingido, a segunda faz uma média geral da área contratada, ou seja a média da propriedade.

O tema vem sendo de fundamental discussão e a Tovese Corretora de Seguros está participando de eventos importantes do setor para passar a mensagem da importância do assunto para a agricultura gaúcha e brasileira. De 14 a 16 de fevereiro a empresa estará presente no Crop Show 3 Tentos, em Santa Bárbara do Sul (RS), organizado pela 3 Tentos Agroindustrial. Nos mesmos dias, mas em Cruz Alta (RS) a participação será no Campo Experimental C.Vale. Faltou abertura da Colheita

Nos dias 16 e 17 de fevereiro será a vez da Expoagro Cotricampo, promovida pela Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo (Cotricampo), que será realizada no município e chega à sua segunda edição. E no dia 23 de fevereiro ocorre o Dia de Negócios Olfar, em Erechim (RS).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Tovese Corretora de Seguros

◄ Leia outras notícias