Saúde Animal

Secretaria apresenta em Guapiaçu plano de defesa sanitária avícola e linhas de financiamento para fomentar o setor

O secretário Arnaldo Jardim participou das palestras e reforçou que a Pasta tem focado mais em orientar o agropecuarista em vez de puni-lo


Publicado em: 13/12/2017 às 17:20hs

Secretaria apresenta em Guapiaçu plano de defesa sanitária avícola e linhas de financiamento para fomentar o setor

As ações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo nas áreas de extensão rural e assistência técnica, sanidade animal e financiamento ao produtor rural do setor avícola foram apresentadas em Guapiaçu, na última sexta-feira, 8, durante a programação da 1ª Festa do Frango da cidade. O secretário Arnaldo Jardim participou das palestras e reforçou que a Pasta tem focado mais em orientar o agropecuarista em vez de puni-lo.

As apresentações realizadas no Salão da Cobb levaram ao público de produtores rurais informações como o Programa de Sanidade Agrícola paulista, apresentado pelos médicos veterinários Fernando Gomes Buchala, titular da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), e Luciano Lagatta, diretor do Centro de Defesa Sanitária Animal da CDA.

Criada em 1994 e desenvolvido com sucesso, a inciativa fez com que as exportações desta proteína sejam destaque na Balança Comercial agro brasileira ao manter o bom status sanitário da avicultura. “É uma missão exitosa com a qual conseguimos colocar comida de qualidade na mesa das pessoas do ponto de vista da saudabilidade dos alimentos e garante nossas exportações”, lembrou Buchala.

“Nós acreditamos em uma Defesa que seja menos punitiva, que seja mais no sentido de orientar, mais parceira. Temos que ser duros quando há uma irregularidade porque não adianta nada fazermos a lição de casa e algum produtor mais descuidado contaminar a cadeia produtiva como um todo. Mas nossa orientação é fazer parceria junto com nossos produtores”, destacou Arnaldo Jardim.

Extensão rural e assistência técnica também ganharam espaço nas apresentações com as orientações do médico veterinário Pedro Cavallini Neto, diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) em São José do Rio Preto.

Na região abrangida pelo EDR, o segundo maior do Estado, a carne de frango, contou Cavallini, representa o terceiro produto de maior valor de produção, atrás apenas da cana-de-açúcar e da pecuária de corte. “Nós atendemos preferencialmente o agricultor familiar e o pequeno e médio produtor”, reforçou o diretor, destacando ainda a olericultura, fruticultura, pecuária de leite e piscicultura como atividades representativas regionalmente.

Também foi apresentado o financiamento oferecido pelo Governo do Estado por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), com seu secretário-executivo, Fernando Aluizio Pontes de Oliveira Penteado, explicando o passo-a-passo para acessar as 29 diferentes linhas disponíveis. “Se vocês precisarem de alguma ajuda com relação às regras podem procurar a Casa da Agricultura e pedir mais informações para a equipe da Cati”, orientou.

As palestras foram apresentadas em Guapiaçu durante a realização da 1ª Festa do Frango da cidade, motivo de alegria para o prefeito, Carlos Cesar Zaitune. “Estou realizando um sonho de fazer essa 1ª Festa, que pode até começar tímida, mas tenho certeza de que será grande no futuro”, espera Zaitune.

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

◄ Leia outras notícias