Apicultura

Salão do Empreendedor, na 40ª Expointer, incentiva a criação de novos negócios na apicultura

Espaço também irá promover palestras, orientações sobre o mercado e como começar a investir na produção de mel. Somente este ano, o Brasil já exportou mais de 15 milhões de quilos do alimento para o mundo


Publicado em: 21/08/2017 às 13:00hs

Salão do Empreendedor, na 40ª Expointer, incentiva a criação de novos negócios na apicultura

O público da 40º Expointer contará com um ambiente voltado ao mercado do mel e à criação de novos negócios na apicultura. O espaço é uma das atrações do Salão do Empreendedor, uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, em parceria com Fecomércio/Senac-RS e Senai-RS, e apoio da Embrapa. A feira acontece entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

O Brasil é o 8º maior exportador de mel do mundo. Segundo a Associação Brasileira de Exportadores de Mel, em 2016 o País exportou mais de 22 milhões de quilos do produto, e até junho deste ano, já soma 15 milhões de quilos enviados para países como Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Destacando esse mercado promissor e rentável, o Salão do Empreendedor vai oferecer um espaço onde os futuros produtores poderão vivenciar a apicultura e receber orientações sobre como implantar uma empresa. O local contará com uma estrutura completa com equipamentos para demonstração de todos os processos que envolvem a apicultura. Com a ajuda de protótipos que simulam um apiário, o visitante aprenderá como realizar corretamente a extração de mel sem danificar a colmeia, qual a melhor maneira de fazer a transferência do produto e o envase adequado. O produtor será orientado sobre técnicas de boas práticas apícolas e um panorama do mercado: atacado, varejo, diversidade de produtos e certificações.

Serão oferecidas, gratuitamente, palestras e dicas com dados sobre o mercado da apicultura no Brasil, como começar a investir e as principais áreas de consumo do mel, como a Indústria de Panificação, Exportação, Indústria Farmacêutica, Cosméticos, Indústria de Laticínios e Compras Governamentais.

Sobre o Salão do Empreendedor

Pelo segundo ano na Expointer, considerada uma das principais do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor terá sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e derivados e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estarão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

Fonte: SEBRAE RS

◄ Leia outras notícias