Análise de Mercado

Safra europeia de grãos sofre novo corte

De acordo com o levantamento mensal para a temporada divulgado na última quinta-feira (14) a perspectiva caiu 400 mil toneladas


Publicado em: 20/06/2018 às 10:00hs

Safra europeia de grãos sofre novo corte

A consultoria francesa Stratégie Grains fez uma leve revisão para baixo, de 0,13%, na projeção para a safra de grãos 2018/19 na Europa. De acordo com o levantamento mensal para a temporada divulgado na última quinta-feira (14) a perspectiva caiu 400 mil toneladas, para 303,5 milhões de toneladas.

As atualizações foram causadas, principalmente, pela diminuição de 900 mil toneladas nas estimativas de produção do trigo soft, para 139,9 milhões de toneladas. Em contrapartida, houve um novo aumento de 400 mil toneladas na previsão para a cevada, a 62,6 milhões de toneladas, em virtude da melhora nas safras da Espanha e da França.

A Stratégie elevou ainda em 100 mil toneladas a projeção para o milho, a 61 milhões de toneladas. Já para o trigo duro, a perspectiva mais uma vez ficou inalterada, em 9,1 milhões de toneladas.

O clima seco no norte europeu, desde o início de maio, foi apontado pela consultoria como justificativa para os danos esperados para os cereais de primavera. No sul do continente, a colheita de cevada teve início neste mês, "com perspectivas muito boas", assim como no trigo cultivado na mesma região. No sudeste, as condições das lavouras dos dois cereais são razoáveis.

Fonte: ESTADÃO

◄ Leia outras notícias