Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Safra de citros será aberta em Montenegro no próximo dia 24 de maio

O evento, com início previsto para as 13h30, ocorre na propriedade do agricultor Erci Kerber, da localidade de Faxinal. A expectativa para a safra deste ano, de acordo com o assistente técnico regional em Sistemas de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Derli Bonine, é de que sejam colhidas 162 mil toneladas de citros, sendo 107 mil toneladas de bergamotas.

Este número representa uma colheita semelhante a do ano passado, já que em 2016 a safra foi muito boa. E as condições deste ano, de acordo com Bonine, têm sido parecidas, com chuvas regulares, suficientes e bem distribuídas e ausência de eventos adversos como geadas tardias ou granizo o que fez com que as frutas crescessem com bom tamanho. ?Pode-se dizer que, até o momento, no que diz respeito às etapas de desenvolvimento dos citros, tudo tem corrido bem, salienta o agrônomo.

Até o momento, apenas a bergamota Satsuma foi colhida, com aproximadamente três mil toneladas. A abertura da safra marca o início da colheita da variedade de bergamota Caí, explica Bonine. Já a Pareci e a Montenegrina serão colhidas nos meses de julho e agosto, respectivamente. Os dias com temperaturas mais amenas e noites frias também fazem com que os citros produzidos no Estado, alcancem uma qualidade superior, com intensa coloração alaranjada para a casca e para o suco e um balanço adequado entre acidez e doçura, enfatiza o agrônomo.

O evento é realizado pela Prefeitura de Montenegro e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O apoio é da Emater/RS-Ascar, Grupos Organizados do Lar, Associação de Fruticultores de Montenegro, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar (Coofrutaf) e Britagem Montenegro. Mais informações podem ser obtidas no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Montenegro, ou pelo telefone (51) 3632-1543.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 19/05/2017 às 16:45hs
Fonte: Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: