Pragas e Doenças

RS registra primeiro caso de ferrugem

A primeira ocorrência de ferrugem na soja no Rio Grande do Sul na safra atual da oleaginosa se deu no município de Cruz Alta


Publicado em: 05/12/2017 às 10:20hs

RS registra primeiro caso de ferrugem

De acordo com informações do professor Lucas Navarini, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, a doença foi identificado em coleta realizada no dia 16 de Novembro, em lavoura semeada em 12 de Setembro. A data mostra uma antecipação à semeadura recomendada na região. O agrônomo diz que as plantas estavam no estágio R5.

Ainda de acordo com Navarini, as chuvas vêm caindo na região de forma regular, com temperaturas mais baixas à noite e formação frequente de orvalho. Isso é positivo para o desenvolvimento da soja, mas também pode trazer mais facilmente a ferrugem asiática.

Ainda que o caso tenha sido registrado em lavoura com semeadura prévia ao usual, outros produtores da região de Cruz Alta devem estar atentos e fazer o monitoramento contínuo nas áreas semeadas em qualquer data. Navarini recomenda observar a eficiência dos fungicidas em ensaios recentes e os problemas de resistência registrados na safra anterior, especialmente na região sul do país, executando rotação de aplicação de fungicidas e a adoção de fungicidas multissítios no programa de controle. A informação já foi divulgada pelo Consórcio Anti-Ferrugem e as recomendações servem para produtores de várias regiões. Lucas Navarini é Doutor em Fitopatologia, formado em 2010 pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e é especialista em controle químico da ferrugem asiática em grãos.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias