Agrotóxicos e Defensivos

Robôs podem zerar desperdício de pesticidas

Atualmente, até 99% das aplicações são desperdício


Publicado em: 28/11/2017 às 14:40hs

Robôs podem zerar desperdício de pesticidas

Um grupo de acadêmicos do Reino Unido apontam que em apenas três anos haveria pequenos robôs trabalhando em pomares, o que levaria a reduzir o uso de pesticidas e contribuiria também pare diminuir o desperdício de alimentos.

“Esses pequenos robôs pulverizariam as plantas que necessitem, a diferença das práticas atuais onde se pulveriza a todas e desperdiça entre 95% e 99% da aplicação de herbicidas”, assinala Simon Blackmore, Chefe da Agricultura Robótica da Universidade Adams Harper. Ele ainda esclarece que “as práticas atuais promovem que as plantas e as pragas desenvolvam resistência a esses produtos químicos, o que gera uma roda onde os produtos se tornem eficazes e encoraja os produtores a usar cada vez mais no dia a dia”.

Além disso, “o abuso de produtos fitossanitários também inferem a um grande dano aos insetos polinizadores como as abelhas, por isso foi proibido o uso de muitos desses produtos durante os últimos anos”, explicou o professor.

O especialista também afirmou que a probabilidade de resistência aos produtos deve diminuir com o uso automatizado. “Se tais produtos forem utilizados em pequenas quantidades e dirigos por robôs para que 100% do pesticida vá diretamente à planta necessária, causaria um dano mínimo às abelhas e seria menos provável que gere resistência”.

De acordo com Blackmore, os pequenos robôs também serviriam para detectar quando as frutas e verduras se deformam. “Isso reduziria o desperdício de alimentos e o melhoraria os rendimentos das plantações”, afirmou.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias