Bovinos de Corte

Road in Farm – Mapa da Genética 2014: Terceiro e último dia do evento é dedicado à visitação da Fazenda Bela Alvorada e Fazenda Crioula (Nelore CEN)

Nesta quarta-feira, dia 16, a programação do terceiro e último dia do evento destaca as fazendas Bela Alvorada e Crioula


Publicado em: 16/04/2014 às 14:45hs

Road in Farm – Mapa da Genética 2014: Terceiro e último dia do evento é dedicado à visitação da Fazenda Bela Alvorada e Fazenda Crioula (Nelore CEN)

Termina hoje a terceira edição do Road in Farm – Mapa da Genética 2014. Os criatórios Bela Alvorada, Nelore Zan, e Crioula, Nelore CEN, fecham a programação que reuniu as principais fazendas do Noroeste do Estado de São Paulo para um circuito de visitações e palestras relevantes para o setor.

Desde segunda-feira, dia 14, os mais de 70 participantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes do trabalho desenvolvido por esses exemplos de seleção. Somadas às fazendas que serão visitadas hoje, integram esta edição do Mapa os criatórios São Francisco (Agro-pecuária CFM), Água Branca (Nelore do Golias), Agropecuária Ônix, Terra Boa e Bonsucesso.

Criado pela Central Leilões, o Road in Farm – Mapa da Genética mobiliza o setor promovendo a integração entre os pecuaristas, especialistas em várias áreas da pecuária e jornalistas. Entre os especialistas presentes, o evento contou com a participação do professor José Bento Sterman Ferraz, titular de genética e melhoramento animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP) e com o pesquisador e professor de Nutrição dos Ruminantes da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Pedro Muniz Malafaia.

Criatórios visitados nesta quarta-feira:

O plantel PO da Bela Alvorada - Nelore Zan tem como origem o criatório de Arnaldo Zancaner, pioneiro na utilização de dados de produção no melhoramento genético da raça Nelore no Brasil. Esse trabalho teve início em 1962 e imprimiu no Nelore Zan alta fertilidade, habilidade materna, velocidade de ganho de peso e precocidade de terminação.

Adriana Zancaner Aranha e Flávio Aranha, apoiados nessa sólida base genética e utilizando modernas técnicas de melhoramento, produzem atualmente, reprodutores Nelore de alto potencial genético. Os reprodutores da Bela Alvorada - Nelore Zan, possuem avaliação genética nos programas da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e Nelore Qualitas, nos quais se destacam todos os anos com touros líderes de sumários.

As 450 matrizes Nelore PO do plantel estão distribuídas em duas unidades: Fazenda Bela Alvorada, em Guararapes (SP), onde se produz também cana-de-açúcar, soja e borracha; e Fazenda Nova Santo Ângelo, localizada em Jateí (MS), onde existe o manejo de integração Lavoura-Pecuária (ILP) com plantio de soja. As duas propriedades possuem as certificações Global G, fornecidas pela ANCP.

Fechando a programação de visitações do Road in Farm – Mapa da Genética 2014, a Fazenda Crioula apresenta os resultados dos quase 50 anos dedicados à criação e desenvolvimento do Nelore CEN. Administrado por Carlos Eduardo Novaes, o criatório conta com propriedade em Valparaíso (SP) e utiliza tecnologias pioneiras e técnicas atuais com objetivo de produzir animais direcionados para as características produtivas, selecionados a pasto, e com muita naturalidade.

Para impulsionar geneticamente o seu rebanho, o Nelore CEN conta há 10 anos com a parceria da ANCP, que faz o acompanhamento e as avaliações genéticas dos animais do plantel. O programa contribui com o processo de seleção do projeto, ajudando a mensurar as características produtivas desejadas pelo padrão Nelore CEN. O sêmen de importantes raçadores Nelore CEN está no portfólio de uma das maiores empresas de melhoramento genético bovino do mundo, a Alta Genetics Brasil.

A criação de Nelore CEN iniciou em 1965, em uma fazenda da família de Carlos Eduardo Novaes, em Jaboticabal (SP), chamada de “São José”. Desde o início, o trabalho de seleção era focado no aumento da produtividade, sempre procurando manter as excelentes características raciais e funcionais do lote inicial. O início da coleta e congelamento de sêmen deu-se na década de 60, na própria Fazenda São José. Em 1986, a Nelore CEN mudou-se para a Fazenda Crioula, em Valparaíso, na região de Araçatuba (SP), onde, além da pecuária, produz cana de açúcar.

Fonte: Pontual Comunicação

◄ Leia outras notícias