Governo

RELAÇÕES EXTERNAS: Colômbia e Brasil querem acordo comercial entre blocos

Temer e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, em visita oficial ao Brasil, também discutiram ações conjuntas na área de segurança pública e a crise provocada pelo êxodo dos venezuelanos


Publicado em: 22/03/2018 às 14:50hs

RELAÇÕES EXTERNAS: Colômbia e Brasil querem acordo comercial entre blocos

O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (20/03) que Brasil e Colômbia patrocinarão juntos um acordo comercial entre o Mercosul e os países da Aliança do Pacífico. Temer e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, em visita oficial ao Brasil, também discutiram ações conjuntas na área de segurança pública e a crise provocada pelo êxodo dos venezuelanos.

Agendas - Temer e Santos passaram cerca de seis horas juntos em diferentes agendas: após a bilateral no Planalto e a assinatura de acordos, almoçaram no Palácio do Itamaraty e seguiram, na sequência, para um evento internacional sobre ações para a primeira infância com a primeira-dama, Marcela Temer.

Aumento - Temer destacou o aumento de 25% no comércio com a Colômbia e a vigência desde o ano passado do novo acordo Mercosul-Colômbia, que ampliou a liberalização do comércio para quase toda a pauta tarifária.

Elogio - Temer elogiou o presidente Santos pela condução do processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que após muitos anos participam neste ano de eleições.

Êxodo - Outro assunto foi o êxodo de venezuelanos para o Brasil e também para Colômbia. "O que queremos, e isto foi tratado durante a reunião, é a pacificação política na Venezuela, democracia plena nas eleições e a não agressão aos que se opõem ao regime que ora lá está constituído", disse Temer.

Fonte: Portal Paraná Cooperativo

◄ Leia outras notícias