Meio Ambiente

"Regularização ambiental precisa ser prioridade", diz consultora de agronegócio

Durante TECNOSHOW COMIGO, diretora da Céleres, Paula Carneiro, fala sobre oportunidades de negócios em propriedades que adotam práticas ecologicamente responsáveis


Publicado em: 03/04/2018 às 14:20hs

"Regularização ambiental precisa ser prioridade", diz consultora de agronegócio

Se em algum momento desde 2012, quando o Novo Código Florestal Brasileiro entrou em vigor, a regularização ambiental foi vista como cumprimento de protocolo, hoje o cenário mudou. É o que defende a diretora da Céleres, Paula Carneiro, ao apontar a geração de oportunidades de negócios como uma das grandes vantagens da adequação. Ela ministra palestra sobre o tema, a partir das 11 horas, no dia 12 de abril durante a TECNOSHOW COMIGO e na ocasião fala também sobre a importância do diagnóstico ambiental como ferramenta para a prevenção e mapeamento dos riscos do negócio. O bate papo acontece no auditório 2 no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO), e durante cerca de uma hora Paula vai apresentar argumentos para que a regularização deixe de ser uma obrigatoriedade e se transforme em prioridade

"Ainda é comum, mesmo nas propriedades mais tecnificadas, que o produtor rural não dê a devida importância para o assunto e não busque ajuda de especialistas com experiência comprovada. Hoje a regularização não é somente uma exigência da legislação ambiental. O acesso ao crédito, por exemplo, depende do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ideia da palestra é apresentar ferramentas para a regularização dos passivos ambientais mais comuns nas propriedades, além de informar sobre oportunidades que podem surgir com a regularização", explica. Ao longo da apresentação Paula fala sobre os contornos da legislação brasileira e sobre a diversidade do tema no Brasil, já que cada região possui características ambientais distintas.

Principais desafios

Outro ponto abordado por Paula, e pouco falado em discussões sobre a legislação ambiental, será a importância da regularização para a imagem institucional da empresa junto à comunidade vizinha e clientes. "É o que chamamos de marketing ambiental e que também inclui a profissionalização de quem trabalha na propriedade, a gestão de processos, a redução de risco e o aumento da qualidade do produto", explica. Ao longo da palestra, a diretora da Céleres reversa um tempo para abordar a questão das restrições ambientais como Unidades de Conservação (UC), Terras Indígenas (TI) e Comunidades Quilombolas.

Fonte: TECNOSHOW COMIGO

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