Aveia, Trigo e Cevada

Redução da área de trigo preocupa

Houve um grande investimento em plantas de moagem


Publicado em: 31/01/2018 às 18:20hs

Redução da área de trigo preocupa

Existe uma grande preocupação dos moinhos com a possibilidade de nova redução de área neste ano, informa a Consultoria Trigo & Farinhas. Isso porque houve um grande investimento em plantas de moagem no Paraná, que ficou com uma capacidade total de mais de 3,0 milhões de toneladas, embora utilize normalmente cerca de 2,5 milhões (e a produção total de trigo no estado será de 2,2 milhões nesta safra).

De acordo com o analista da T&F, Luiz Fernando Pacheco, muitas destas plantas estão localizadas longe dos portos, de modo que o trigo importado reduz a sua competitividade: “Mesmo que a Argentina tenha capacidade de atender o Brasil, o preço final do trigo importado posto nos moinhos é absolutamente incompatível com os atuais preços das farinhas, de modo que os moinhos precisam de um trigo mais barato, produzido aqui, que não inclua custos ‘desnecessários’, como frete marítimo, descarga nos portos, despesas de câmbio, etc, para poder fechar a conta dos custos”.

Ainda segundo o especialista, os moinhos têm uma preocupação de segundo grau quanto à produção de trigo. A preocupação em primeiro grau deve ser do setor de produção (cooperativas e cerealistas, que também tem muito a perder em faturamento se a redução de área acontecer novamente) em oferecer trigo compatível com a produção de farinhas necessária para atender ao cada vez mais exigente mercado consumidor brasileiro.

“Não é o preço que assusta o consumidor, mas a qualidade. Prova disto é que as farinhas feitas com trigo argentino (ou importadas diretamente) e que são mais caras, vendem 100% do seu estoque, enquanto a nacional não tem demanda”, completa.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias