Agricultura Familiar

Programa nacional de habitação rural beneficia famílias de São José do Cerrito

Nove famílias residentes da comunidade de Faxinal dos Ferreiras, do município de São José do Cerrito, serão beneficiadas neste primeiro momento com o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)


Publicado em: 05/02/2014 às 16:00hs

Programa nacional de habitação rural beneficia famílias de São José do Cerrito

Nove famílias residentes da comunidade de Faxinal dos Ferreiras, do município de São José do Cerrito, serão beneficiadas neste primeiro momento com o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O encontro com os beneficiários ocorreu, na semana passada, no salão da Capela Nossa Senhora do Carmo. O objetivo foi de apresentar o programa ao público-alvo e realizar assembleia para eleição da Comissão de Representantes do Empreendimento (CRE).

O encontro foi organizado pela Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Sindicato Rural de Correia Pinto e Prefeitura Municipal de São José do Cerrito. Estiveram presentes a diretora técnica e operacional da COHAB/SC Alessandra Klettenberg, a assistente social da Cohab/SC Vera Lucia de Matos, o representante da Faesc/Senar Emerson Cardozo Gava, a presidente do Sindicato Rural de Correia Pinto Juceli Beatriz Mesquita Batista, o presidente do Sindicato Rural de São José do Cerrito Zito Bittencourt e o vice-prefeito de São José do Cerrito Moacir Ortiz.

Durante o encontro, os participantes conheceram o projeto arquitetônico da moradia que será construída, esclareceram dúvidas e ressaltaram a importância da parceria para a comunidade. Segundo o representante da Faesc/Senar, o projeto contempla construção de moradia nova, com 42,71 metros quadrados, com recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), o que representará uma movimentação de R$ 256.500,00 na economia do município.

“Esta iniciativa não trata apenas da construção da moradia, das quatro paredes, mas vai além. Outros aspectos alteram a vida dos produtores rurais, como a melhoria da qualidade de vida, dando a eles uma moradia digna. Aborda-se ainda temas ligados à educação ambiental, empreendedorismo, associativismo, saúde, cultura e lazer”, realça.

Outros municípios também estão desenvolvendo este projeto, por meio da Faesc em parceria com a COHAB: Alfredo Wagner com dois grupos que totalizam 38 famílias e São Domingos com um grupo e nove famílias.

PROGRAMA

O Programa Nacional de Habitação Rural é uma modalidade do Programa Minha Casa, Minha Vida, regulamentado pelo Ministério das Cidades, voltado à população que vive no campo como os agricultores familiares e trabalhadores rurais ou pessoas que pertencem às comunidades tradicionais.

O objetivo é produzir novas unidades habitacionais nas propriedades rurais, posses e em agrovilas, ou reformas as existentes.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias