Culturas Florestais

Produtores rurais de borracha buscam fortalecimento do setor por meio da associação

Na avaliação do presidente do sindicato rural do município, Cilas Alberto de Souza, é importante que os produtores locais encontrem alternativas para escoar a produção com segurança e melhores preços


Publicado em: 07/10/2016 às 14:15hs

Produtores rurais de borracha buscam fortalecimento do setor por meio da associação

Como comprovação da união do setor seringueiro, uma reunião realizada entre produtores rurais de Cassilândia e a diretoria da Aprobat - Associação dos Produtores de Borracha de Aparecida do Taboado e Região obteve resultado positivo com a adesão de 90% dos participantes.

O encontro, promovido no último dia 22 de setembro, teve como objetivo fortalecer a atividade concentrada nos municípios de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Paranaíba e Inocência por meio da organização de preços praticados junto às indústrias de látex que compram a produção local.

Na avaliação do presidente do sindicato rural do município, Cilas Alberto de Souza, é importante que os produtores locais encontrem alternativas para escoar a produção com segurança e melhores preços. “A reunião com os representantes da Aprobat foi positiva e esclarecedora sobre o papel de uma associação, principalmente, quando atende produtores de uma determinada região. Em nosso caso será importante, pois, teremos oportunidade de gerar um bom volume de matéria-prima para negociação com as indústrias”, observa.

Mato Grosso do Sul produz cerca de duas mil toneladas de borracha natural, segundo informações de um levantamento feito pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A região leste é responsável por uma parcela expressiva da produção, com destaque para os municípios de Aparecida do Taboado, Cassilândia e Paranaíba, que juntos somam mais de 200 toneladas da resina.

União faz a força – o presidente da Aprobat, Eduardo Sanchez, detalha alguns benefícios que os associados podem conquistar, ao trabalharem juntos: “Ficamos satisfeitos com a participação dos produtores de Cassilândia que contou inclusive com participação de empresários moradores em Goiás. Procuramos esclarecer aos presentes sobre o estatuto, as ações e a postura ética de nossa associação reforçando que já conseguimos melhorar em até 20% o valor do preço pago pela indústria ao produto regional”, argumenta.

Ronilson Pereira Rodrigues é produtor com atividade em pecuária de corte e há sete anos resolveu investir no plantio de seringueira, ao qual reservou 14 hectares da propriedade localizada em Cassilândia. Ele revela que começa a primeira sangria no mês de outubro e ficou animado com a possibilidade de participar de uma associação direcionada a heveicultura. “Acredito que será muito bom para os heveicultores da região, sejam os que estão começando ou os mais experientes. Gostei das propostas da Aprobat e pretendo participar, pois, o maior entrave na produção de borracha é conseguir um preço melhor, o que acredito que conseguiremos ao vendermos em volume”, pontua.

O supervisor regional do Senar/MS, Vidal Subtil esteve presente na reunião e confirma que a cadeia produtiva da região leste está se organizando há algum tempo para profissionalizar a atividade e elenca fatores que podem melhorar ainda mais este panorama. “A demanda dos produtores por mão de obra qualificada é grande e neste sentido, o Senar/MS pode contribuir com a oferta de diversos cursos com foco que vai do plantio até a sangria das seringueiras”, esclarece.

Fonte: Famasul

◄ Leia outras notícias