Gestão

Produtores de vinho de Ponte Serrada conhecem projeto para aperfeiçoamento do produto

A explanação foi conduzida pelo enólogo e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fábio Ricardo Ecco que abordou a sanidade da uva, higienização da cantina e dos equipamentos, insumos para elaboração de vinhos e embalagens para o produto pronto


Publicado em: 08/12/2017 às 14:20hs

Produtores de vinho de Ponte Serrada conhecem projeto para aperfeiçoamento do produto

“A importância do melhoramento da qualidade dos vinhos” foi o foco da palestra organizada pela Epagri e Secretaria da Agricultura de Ponte Serrada, na última semana, reunindo vitivinicultores do município e região. O objetivo foi mobilizar um grupo com interesse em aderir ao projeto que visa aperfeiçoar a qualidade do produto, além de explicar como funciona o convênio do Sebrae/SC com as entidades e Prefeitura.

A explanação foi conduzida pelo enólogo e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fábio Ricardo Ecco que abordou a sanidade da uva, higienização da cantina e dos equipamentos, insumos para elaboração de vinhos e embalagens para o produto pronto. O analista técnico do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla, explicou sobre o trâmite para o convênio entre Prefeitura e Sebrae e orientou sobre o curso Negócio Certo Rural em parceria com o Senar, que será aplicado no ano que vem.

A ideia, segundo Ecco, é iniciar o projeto na área do vinho em janeiro de 2018. O foco estratégico é o aperfeiçoamento das técnicas de produção nos vinhedos para obter a padronização da qualidade da uva e, com isso, aumentar a competitividade e agregar valor nos produtos. A iniciativa também tem por objetivo definir e qualificar adaptações tecnológicas, sistemas de produção da uva e de elaboração dos vinhos, bem como a capacitação dos vitivinicultores em gestão empresarial e planejamentos de seus empreendimentos.

As atividades incluem consultoria para colheita e adequação das vinícolas com visitas individuais para acompanhamento e orientações referentes à colheita da uva, ponto de maturação, boas práticas de colheita, higiene e manipulação de alimentos. A iniciativa também possibilita a participação em missões técnicas para troca de informações e experiências com produtores de outros municípios.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias