Gestão

Produtores de Lajeado/RS recebem o Fórum de Pecuária de Baixa Emissão de Carbono

Interior do Rio Grande do Sul contou com série de encontros realizados pelo MAPA


Publicado em: 07/11/2017 às 10:20hs

Produtores de Lajeado/RS recebem o Fórum de Pecuária de Baixa Emissão de Carbono

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) foi palco de mais uma edição do Fórum de Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, que aconteceu na cidade de Lajeado, na quinta-feira (26), por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa. O objetivo do encontro é sensibilizar os envolvidos na cadeia de pecuária intensiva de gado de leite e corte para o uso de tecnologias que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. A ação aconteceu em parceria com Laboratório de Biorreatores do Tecnovates (Univates), junto do Comitê Gestor do Plano ABC no estado e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

Foram realizadas palestras com os temas: “Plano ABC e a Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, ministrada pelo fiscal federal agropecuário do MAPA, Sidney Medeiros; “Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva”, apresentada médico-veterinário e consultor, Cleandro Pazinato Dias, e “Geração de Renda a partir dos Dejetos da Pecuária”, tema abordado pelo consultor e médico-veterinário, Fabiano Coser. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otenio, encerrou o encontro abordando o tema “Manejo de resíduos em sistemas de produção de Leite: limpeza hidráulica dos pisos e produção biofertilizante”.

Segundo Odorico Konrad, docente dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e organizador do Seminário Estadual do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que falou sobre o tratamento de biomassas com foco na geração de energia renovável, aproximadamente 95% da energia consumida no Vale do Taquari é gerada externamente, sendo esta fornecida por meio de uma única linha. “É de extrema importância viabilizarmos novas forma de energia aqui na região. Se ocorre o acaso de um temporal, por exemplo, derrubar essa rede, o Vale pode sofrer um apagão de cinco a seis dias. Para quem trabalha na agricultura, isso se transforma em um prejuízo gigantesco”, reforça Konrad.

Em Lajeado o setor agropecuário é um elemento economicamente relevante no município, onde se destacam as produções de milho, soja, trigo, feijão e fumo; bem como a criação de suínos, aves, bovinos de corte e leite. Segundo dados da prefeitura, há aproximadamente 5,3 mil cabeças de bovinos destinados à produção de leite e gado de corte.

Plano ABC

O Projeto “Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, visa, ao longo de um ano, avaliar e disseminar alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos na pecuária, como parte do Plano ABC (Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas Visando à Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura). O Plano é uma política pública composta de um conjunto de ações que visam promover a ampliação da adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis com alto potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa de combate ao aquecimento global.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Bovinos ABC lajeado-boi-abc

◄ Leia outras notícias