Aveia, Trigo e Cevada

Produção de trigo é maior na Argentina

Produtividade no final da safra ficou acima do estimado


Publicado em: 31/01/2018 às 16:00hs

Produção de trigo é maior na Argentina

Dados do adido agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na Argentina revelam que a safra argentina de trigo terá 500 mil toneladas a mais do que o esperado e deve alcançar 18 milhões de toneladas. A previsão de exportação foi incrementada levemente para 12 milhões de toneladas e estoques devem disparar para 826 mil toneladas. Para a temporada seguinte (2017/2018), as exportações devem subir a 13,86 milhões de toneladas. Em 2015/2016, foram apenas 9,5 milhões de toneladas exportadas.

Os traders locais esperam que aproximadamente 50% das exportações de grãos sejam enviadas ao Brasil. Até o momento, os exportadores têm sido muito agressivos com compras de mais de 7,5 milhões de toneladas. A mesma agressividade é vista por parte nas vendas dos produtores.

A produção foi alcançada através de uma área plantada de 196 mil hectares, o que é 11 mil hectares a mais do que havia estimado USDA devido a melhora do clima e mais infraestrutura colocada em produção. A produtividade média foi supressivamente alta chegando a 3,4 toneladas por hectare. A colheita está muito perto de terminar em todo o país com uma combinação de boa umidade, boas chuvas e temperaturas amenas.

O aumento no uso de fertilizantes e boas práticas agrícolas contra doenças também influenciou o aumento da produtividade. A produção nas províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé foi boa. Somente na província de Entre Ríos houve mais ataques de doenças no final da colheita. No Norte do país os problemas foram com tempo de seco. Apesar de que a qualidade da safra deste no ano não foi tão boa como no ano passado, os traders estão confiantes que não terão problemas de comercialização.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias