Análise de Mercado

Produção brasileira de grãos deve crescer 30% em 10 anos

A produção brasileira de grãos deve crescer 30% em relação aos níveis atuais e chegar a 255,3 milhões de toneladas na safra 2025/2026


Publicado em: 20/07/2016 às 19:10hs

Produção brasileira de grãos deve crescer 30% em 10 anos

A projeção foi divulgada nesta sexta-feira (15/7) pelo Ministério da Agricultura (Mapa), que avalia o cenário da produção agrícola brasileira como "promissor" para os próximos anos.

As projeções foram elaboradas pela Secretaria de Política Agrícola (SPA), com o objetivo de indicar tendências de longo prazo para a produção agropecuária do Brasil. O estudo parte do cenário identificado no último mês de junho, com redução da safra e preços acima das médias históricas, especialmente nos grãos e nas carnes.

A área total plantada no Brasil, considerando grãos e outros produtos agrícolas, deve passar dos atuais 72,1 milhões de hectares para 83,1 milhões daqui a dez safras. A maior parte dessa expansão deve ocorrer na cultura de soja, que deve ganhar 10 milhões de hectares no período. A cana-de-açúcar deve avançar por mais 1,8 milhão de hectares.

"A expansão de área de soja e cana-de-açúcar deverá ocorrer pela incorporação de áreas novas, áreas de pastagens naturais e também pela substituição de outras lavouras que deverão ceder área", avalia o estudo do Mapa.

Nas proteínas animais, o frango deve ser o destaque, com aumento de 34,6% na produção. A previsão de aumento para a carne suína é de 31,3% e de 21% para a bovina, conforme o estudo. No geral, até 2025/2026, o avanço na oferta de carnes deve ser de 29,8%.

"O Brasil deve continuar sendo, junto com os Estados Unidos, um dos maiores produtores e exportadores de alimentos. A projeção indica também que o mercado interno se mantenha com a mais importante fonte de crescimento, devido às elevadas proporções de grãos e carnes consumidas no país", destaca o Ministério.

Fonte: Estadão Conteúdo

◄ Leia outras notícias