Biotecnologia

Primeiros clones nelore da Bolívia serão produzidos no Brasil

Procedimento inédito para a pecuária boliviana vai ser executado pela equipe da Geneal


Publicado em: 24/01/2017 às 17:40hs

Primeiros clones nelore da Bolívia serão produzidos no Brasil

Menos de quatro meses depois de assinado o protocolo sanitário para o comércio bilateral de biotecnologias o Brasil receberá a primeira remessa de material genético da Bolívia. O destino das biopsias de pele coletadas de 11 matrizes da raça Nelore é especificamente para a produção de clones contratados pelo criador Luis Saavedra, da Fazenda Nelori, ao Laboratório Geneal.

A coleta de pele das vacas de alto valor genético foi executada por profissionais da empresa de Uberaba, MG, no dia 16 de janeiro, na Fazenda Nelori, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

"Eu e minha família estamos orgulhosos por sermos os pioneiros nesse procedimento, porque isso terá um efeito positivo sobre a cadeia produtiva da carne no país. O país tem um status sanitário reconhecido como de primeiro nível. Isso é uma herança da nação e foi alcançada em um esforço conjunto entre o setor público e os criadores que têm trabalhado unidos há mais de 20 anos.", disse o nelorista Saavedra, que conduz o rebanho há 32 anos.

O Brasil é referência mundial no domínio de técnicas de reprodução assistida de bovinos e líder na produção de animais através de FIV. Os últimos relatórios anuais da SBTE (Sociedade Brasileira de Tecnologias de Embriões) apresentam um volume de 300 mil embriões, que por estimativa do setor deve representar até metade do total global. A expertise e a eficiência dos técnicos e cientistas brasileiros também são reconhecidas em todo mundo no campo da clonagem. "As biotecnologias têm objetivos muito claros de servirem como ferramenta para o melhoramento genético animal e, obviamente, a clonagem se destaca como solução de multiplicação, resgate e conservação de recursos genéticos animais. A Geneal atende dezenas de criadores brasileiros, seguindo todas as especificações técnicas do MAPA . Agora os bolivianos também podem contar com nossos serviços para acessar essas tecnologias e assim poder melhorar ainda mais os rebanhos deles. Os clones dos animais estrangeiros serão entregues ao proprietário da Fazenda Nelori quando atingirem a idade adequada, por volta de 6 a 8 meses", explica o diretor executivo da Geneal Genética, Rodolfo Rumpf.

A verificação do atendimento dos requisitos zoossanitários para a importação do material biológico que será clonado, os controles efetuados no laboratório referentes a clonagem e o retorno dos animais gerados para a Bolívia serão acompanhados por Auditores Fiscais Federais Agropecuários - AFFA´s do MAPA, com formação em medicina veterinária, responsáveis por atestar a segurança e a idoneidade desta operação.

O acordo deste protocolo que possibilitou o intercâmbio de produtos de origem animal utilizados para reprodução e uso laboratorial foi uma iniciativa inédita executada pelos Serviços Veterinários do Brasil e da Bolívia com aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar da Bolívia (SENASAG) e abre caminho para ações de cooperação semelhantes com outros países da região, que já demonstraram interesse em contar com o serviço dos laboratórios brasileiros reconhecidos internacionalmente como possuidores do domínio da técnica de clonagem.

As vantagens do emprego desta biotecnologia são inúmeras pois:

- permite a intensa multiplicação dos animais geneticamente superiores, possibilitando acelerar o progresso genético e aumentar a eficiência dos programas de melhoramento, ampliando assim a influência dos animais excepcionais nos rebanhos;

- possibilita maximizar a produção e venda de sêmen, embriões e animais de elite;

- viabiliza os produtores a efetuarem o “backup” de animais de alto padrão genético em rebanhos de excelência. Neste a caso, o armazenamento de linhagens celulares desses animais torna possível utilizar a ferramenta da clonagem para recuperar um indivíduo em caso de morte ou no caso de doenças e de acidentes que abreviem sua vida reprodutiva, recuperando assim os eventuais prejuízos que venham ser ocasionados por esses tipos de incidentes.

Fonte: Asssessoria de Comunicação ABCZ

◄ Leia outras notícias