Governo

Planejamento atesta excelência da Conab em governança corporativa

A estatal atingiu o nível 1 do Indicador mesmo sem alocação de recursos, apenas com o trabalho desenvolvido pela gestão e colaboradores da empresa


Publicado em: 16/05/2018 às 12:40hs

Planejamento atesta excelência da Conab em governança corporativa

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atingiu o mais alto nível estabelecido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão em relação à governança corporativa. A estatal atingiu o nível 1 do Indicador mesmo sem alocação de recursos, apenas com o trabalho desenvolvido pela gestão e colaboradores da empresa.

A certificação foi concedida em cerimônia realizada na última sexta-feira (11), em Brasília, e recebida pelo presidente da Companhia, Francisco Marcelo Rodrigues Bezerra. A Conab foi uma das únicas estatais totalmente dependentes do Tesouro Nacional a atingir o nível 1, e obteve nota 7,9 em uma escala que vai de 0 a 10. No mesmo nível também estão empresas como Petrobrás e Banco do Brasil.

O IG-Sest é gerido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério. O indicador analisa critérios como a gestão de riscos, transparência, cumprimento do Planejamento Estratégico e outras ações de governança. O objetivo é acompanhar o desempenho das empresas federais e verificar o cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei das Estatais.

O relatório é elaborado com base em informações e evidências fornecidas pelas empresas à Sest, que validam e orientam as instituições quanto aos resultados apurados. Na primeira avaliação, realizada em 2017, a Companhia ficou no nível 3, com nota 3,65. Os ciclos de avaliação são realizados a cada seis meses.