Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Pesquisadores da América do Norte são atração do 9º Curso Internacional de Melhoramento Genético promovido pela Embrapa e ABHB

Uruguaiana será palco, entre os dias 16 e 18 de março, de uma das maiores discussões internacionais envolvendo avaliação genômica de bovino de corte. É lá que acontece, durante o Carnaval fora de época da cidade, nas dependências da Unipampa, a 9ª edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético do PampaPlus.

A palestra mais aguardada está marcada para o segundo dia do evento, na sexta-feira, dia 17 de março, quando o pesquisador canadense, Dr Stephen Miller, Ph.D. pela Universidade de Guelph, em Ontário, no Canadá, e atual Diretor de Pesquisa Genética da Angus Genetics Inc. e American Angus Association, irá abordar a avaliação genômica de bovinos de corte em larga escala, compartilhando as suas experiências e planos nos Estados Unidos. O especialista com vasta experiência em Gado de Corte, Cruzamentos e Seleção Genômica, tem no currículo passagens pela Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Quem também irá desembarcar no Estado para participar do evento organizado pela ABHB junto com a NESPRO/UFRGS, PoloGen, da Embrapa Pecuária Sul, e GenePlus, da Embrapa Gado de Corte, é o Dr. Michel Bishop. O especialista virá ao Brasil especialmente para prestigiar o curso repre sentando a Illumina, empresa detentora da tecnologia dos Microships para sequenciamento de DNA por SNP.

Fechando o trio de renome internacional, o pesquisador Ricardo Ventura, Zootec., Ph.D. pela Universidade de Guelph, no Canadá. Ventura integrou a programação do Curso em 2016 e neste ano irá debater atualidades na incorporação da genômica na avaliação genética de bovinos de corte no Canadá.

“É a edição mais internacional de todas”, comemorou Dr. Fernando Cardoso, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul. Segundo ele, a cada nova temporada do curso a organização tem a preocupação de trazer especialistas que possam não apenas interagir com os produtores, mas também proporcionar conhecimento que possa ser aplicado na prática em suas propriedades. “A edição está focada na questão genômica e o Hereford e o Braford são as raças mais avançadas no Brasil em termos de tecnologia genômica”, antecipou Cardoso.

A atividade ocorre anualmente e é destinada a estudantes, pesquisadores, criadores e interessados nas raças que mais crescem no Brasil. “Esse curso do PampaPlus, que chega a sua 9ª edição é, sem dúvida, o mais importante do Cone Sul. Vamos atingir a marca de 1000 alunos em 9 edições”, projetou Fernando Lopa, atual CEO da ABHB, Entidade que presidiu por 9 anos.

Importantes empresas como Allflex, NeoGen, Cort Genética, Illumina, SebraeRS e UniPampa estão apoiando esta 9ª edição. As inscrições podem ser realizadas no site da ABHB até o dia 10 de março com um desconto de 5%. Inspetores Técnicos credenciados pela ABHB são isentos da taxa de inscrição. Mais informações sobre hospedagens e opções de transporte (avião e ônibus) para este período podem ser obtidas AQUI. Eventuais dúvidas e esclarecimentos através dos fones (53) 33128726 e (53) 3242.1332.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 13/03/2017 às 16:30hs
Fonte: Embrapa Pecuária Sul
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: