Pesquisas

Pesquisa desenvolve tomate grape com maior teor de licopeno

Embrapa e empresa parceira desenvolveram a cultivar, que promete resistência e fungo e mais frutos por penca


Publicado em: 06/08/2018 às 13:40hs

Pesquisa desenvolve tomate grape com maior teor de licopeno

Uma pesquisa feita pela Embrapa em parceria com uma empresa privada resultou em um tomate grape híbrido com maior teor de licopeno e resistência a fungos, além de mais frutos por penca. Chamada de BRS Zamir, a variedade promete maior valor agregado, em função, principalmente, de propriedades nutricionais, informa o Ministério da Agricultura (Mapa).

A principal característica da cultivar é o teor maior de licopeno, que pode ser até três vezes superior. De acordo com o divulgado pelo Mapa, o tomate BRS Zamir pode apresentar até 144 miligramas por grama do fruto. Em outras variedades, esse teor varia de 40 a 90 miligramas por grama.

O licopeno é eficiente no combate aos chamados radicais livres no organismo. “Produtos derivados do tomate como sucos, geleias, molhos e extratos são a principal fonte de licopeno na dieta humana, observa o agrônomo Leonardo Boiteux, pesquisador responsável pelo programa de melhoramento genético do tomateiro da Embrapa, conforme o Mapa.

O novo tomate também apresenta tolerância ao fungo oídio, causador de uma doença foliar que atinge plantações protegidas, principal sistema adotado para o segmento de tomate grape. O ataque do fungo, de acordo com os pesquisadores, é tolerado até o fim do ciclo produtivo da planta.

E o número maior de frutos por penca foi resultado do processo de seleção dos materiais, que privilegiou um gene responsável pela maior bifurcação nos cachos, aumentando em até três vezes o número de flores. Segundo o divulgado pelo Ministério da Agricultura, o número de tomates por penca é mais interessante para o produtor do que o tamanho dos frutos.

Segundo a empresa parceira da Embrapa na pesquisa, a Agrocinco, que tem a exclusividade na comercialização, as vendas na última safra foram de 178 mil sementes, equivalente a 162 estufas de 400 metros quadrados. O número equivale a 10% do volume vendido de sementes de tomate grape no Brasil.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias