Maquinas e Implementos

Pequeno agricultor passa a ter acesso a tecnologia de aplicação dentro do sulco no plantio

Orion a partir de agora disponibiliza aos produtores familiares suas soluções por meio do programa do Governo Pronaf Mais Alimentos


Publicado em: 26/07/2018 às 14:40hs

Pequeno agricultor passa a ter acesso a tecnologia de aplicação dentro do sulco no plantio

A agricultura familiar nos últimos anos tem sido uma das principais engrenagens da economia brasileira. Segundo levantamento feito pelo portal Governo do Brasil, os pequenos produtores são responsáveis por gerar um faturamento anual ao País de US$ 55,2 bilhões. Isso significa que, se no Brasil houvesse apenas a agricultura familiar, ele estaria na 8ª posição do agronegócio mundial, entre os maiores produtores de alimentos do mundo. Com o objetivo de permitir o acesso desta categoria de produtores rurais às mesmas ferramentas tecnológicas mais avançadas e eficientes do mercado é que a Orion Tecnologia e Sistemas Agrícolas Ltda., de Pompéia (SP), empresa que desenvolve a mais de 50 anos equipamentos para aplicações de produtos líquidos dentro do sulco do plantio, passou a fazer parte do programa do Governo Federal de incentivo à produção familiar, o Pronaf Mais Alimentos .

De acordo com Alexandre e Silva Santiago, diretor financeiro da Orion, é muito importante para a empresa, estar integrada a esse programa, que permite ao agricultor familiar acesso aos mais avançados equipamentos para a aplicação de produtos líquidos dentro do sulco do plantio, com juros subsidiados pelo Governo Federal. Esta tecnologia de ponta, que até então só era permitida aos os médios e grandes agricultores. “Para a Orion o mais importante é a certeza de estar contribuindo para o aumento da renda do agricultor familiar, através do aumento de sua produtividade e qualidade de seus produtos, com sustentabilidade e preservação ambiental”, diz.

Aplicação localizada em taxa variável, dentro do sulco

Mapear as reboleiras de nematoides através de imagens de satélite é uma das alternativas que o produtor tem hoje para tomar a melhor decisão na hora de combater essa praga de solo. Visando dar mais eficiência, segurança, economia e praticidade no combate a essa terrível praga, a Orion oferece também aos agricultores familiares, equipamentos eletrônicos que efetuam a aplicação de nematicida somente nas reboleiras (aplicação localizada), com grande redução de custos, impactos ambientais e sustentabilidade, através de sua rede nacional de distribuição.

Este processo vem se tornando cada vez mais relevante, por possibilitar a aplicação de diversos insumos, químicos e biológicos, tais como: inoculantes, nematicidas, fungicidas, inseticidas, enraizadores, produtos húmicos e fúlvidos e outros, com extrema precisão e segurança no momento do plantio.

“A agricultura familiar sempre foi alicerçada em cima de técnicas e não em tecnologias e a falta de financiamento adequado a ela tornavam inacessível e limitador de aumento produtividade. O acesso a essas novas ferramentas, coloca os agricultores familiares no mesmo patamar tecnológico dos grandes produtores”, destaca Santiago.

A Orion, oferece também através de uma de suas empresas, a CYGNI Agrociência, uma plataforma via internet, que permite acessar imagens de satélite de maneira simples, rápida e de baixo custo. Através delas é possível localizar, visualizar e georreferenciar as anomalias existentes em uma determinada área em qualquer lugar do planeta, agilizando e reduzindo custos das amostragens.

Ainda segundo o executivo da Orion, os ganhos diretos para os produtores que terão acesso à tecnologia de aplicação direta no sulco são muitos. “Há o aumento da produtividade, renda, otimização e maximização dos insumos, recuperação gradual da microbiologia do solo, eliminação de danos mecânicos e perdas de sementes, melhoria da distribuição das sementes no solo, melhoria da qualidade dos produtos colhidos, redução do consumo de água, eliminação de riscos e erros de dosagem e contribuindo com a preservação do meio ambiente. Esta operação gera valor ao processo do plantio e conhecimento de nova tecnologia aos agricultores, abrirá a eles novos horizontes”, finaliza o diretor.

Orion Tecnologia e Sistemas Agrícolas - Empresa com sede em Pompéia (SP), que desenvolve a mais de 50 anos equipamentos para aplicações no sulco do plantio visando dar eficiência, praticidade e confiabilidade ao longo do processo. Informações no www.orion.ind.br ou (14) 3452-2553

Cygni Agro Ciência - Empresa com sede em Pompéia (SP), que desenvolve softwares e sistemas para a agricultura, visando o aumento da lucratividade dos agricultores e redução do uso de insumos. Informações no www.cygni.agr.br ou (14) 3452-3226.

Fonte: Rural Press

◄ Leia outras notícias