Aquicultura e Pesca

Peixe virou oportunidade de negócios em Bom Despacho

Da pecuária leiteira para a piscicultura: esta foi à opção de trabalho do produtor Domingos Sávio Couto de Oliveira, da Fazenda Caiçara, em Bom Despacho


Publicado em: 22/12/2017 às 18:00hs

Peixe virou oportunidade de negócios em Bom Despacho

Desiludido com os caminhos da pecuária leiteira, ele quis investir em um novo segmento, e a piscicultura foi a alternativa encontrada. Desde 2014 ele está se preparando para a atividade e há um ano começou a produzir. A comercialização foi iniciada no período da Quaresma de 2017.

Domingos está feliz com os resultados iniciais e com a produção de 500 kg de peixe por mês. Para este sucesso todo, o produtor participou da capacitação em Piscicultura do Senar Minas há dois anos e começou a se preparar para a produção. Recentemente participou de novo curso, também do Senar, para aprender a filetagem do peixe, produção de bolinhos e outros produtos, mas esta etapa do trabalho será desenvolvida mais para frente. Atualmente, ele comercializa o peixe escamado e limpo.

O produtor destaca como facilidade do trabalho o tempo de produção, de aproximadamente cinco meses. Outro quesito seria o planejamento de custos, que nesta cultura é mais definida, o que evita sobressaltos. A entrada de dinheiro em caixa é também constante, o que estimula a continuidade do processo de produção. “Eu estou muito feliz com os resultados”, afirmou.

Domingos mantém 12 tanques-rede em lagoa no município de Bom Despacho. Trabalha sozinho e ocasionalmente conta com a ajuda do filho. A sua intenção é crescer e produzir 5.000 kg de peixe por mês.

Na pecuária leiteira, ele fez parceria com outro produtor e mantém uma produção média de 100 litros por dia. “Nós não precisamos ficar com muita loucura para ganhar dinheiro. É preciso viver também”, avaliou.