Logística e Transporte

Parceria internacional: Porto do Pecém como ponto de entrada e saída de containers do Nordeste

O governo do Ceará espera trazer investimentos novos para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) com a parceria do Porto de Roterdã


Publicado em: 26/08/2016 às 18:50hs

Parceria internacional: Porto do Pecém como ponto de entrada e saída de containers do Nordeste

De acordo com o governador Camilo Santana, em setembro do ano passado, o governo e o Porto de Roterdã firmaram convênio para a elaboração do plano de desenvolvimento para o Porto do Pecém - integração entre porto, indústria e Zona de Processamento de Exportação (ZPE) - e na atração de novos investimentos para o CIPP.

Camilo afirmou que trabalha para transformar o equipamento em um hub de descarregamento de containers. "A ideia é que a gente possa transformar o Porto do Pecém no ponto de entrada e saída de containers do Nordeste", afirmou, ressaltando ainda o desejo de triplicar o volume tanto de envio de containers como de recebimento.

O governador também acompanhou o início das exportações da Siderúrgica, que iniciou no último dia 12 o carregamento das primeiras placas de aço para exportação no navio Emerald Bay. A carga, composta por 20 mil toneladas, tem como destinos Itália e Turquia. A primeira encomenda atende à uma demanda da DongKuk, uma das sócias da joint-venture que responde pela instalação da CSP. "O Governo do Estado tem investido mais de um bilhão de reais em obras para modernização e ampliação do porto do Pecém. Nesses equipamentos, foram investidos não só recursos financeiros, mas principalmente humanos. Isso tudo por entendermos que essa é uma das áreas de maiores vocações do Estado. Não deixamos nada a desejar a qualquer porto de alto nível de cargas do mundo”, destacou o governador.

Para Danilo Serpa, presidente da Cearáportos, o momento é de realização de um sonho de um Ceará de grandes investimentos. “Temos o orgulho de participar de mais um momento que entra para a história do Estado. Com o início das exportações das placas de aço produzidas no Porto, além dos novos maquinários, inicia-se agora um novo ciclo de desenvolvimento para o Ceará. As inaugurações vão contribuir para avanços que impactarão nos potenciais econômicos e sociais para toda esta região e para o Estado. Daqui, nesta primeira remessa, as placas de aço sairão para Turquia, Itália e Marrocos”, ressaltou.

Fonte: Guia Marítimo

◄ Leia outras notícias