Gestão

Parceria com conselhos fortalece atuação da ANATER

Em Pernambuco, Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável contribuem para alinhamento e difusão das informações sobre os projetos da Anater junto aos produtores e entidades prestadoras de Ater do estado


Publicado em: 16/03/2018 às 16:00hs

Parceria com conselhos fortalece atuação da ANATER

Nesta semana, a equipe técnica da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) recebeu, em sua sede em Brasília/DF, o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de Pernambuco, Ivaldo Ferreira, que permaneceu durante dois dias na capital federal para alinhamento das informações sobre o credenciamento de entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater).

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, explica que os conselhos são o braço operacional da Anater no processo de credenciamento. "A parceria com os conselhos é importante porque são eles que estão no local e conhecem as entidades que estão sendo credenciadas, fortalecendo a participação do controle social que a Anater quer trazer para o processo", explica.

O presidente destaca que além dos conselhos estaduais, a proposta da Anater é orientar as entidades de Ater que também envolvam os conselhos municipais durante a execução dos projetos em seus respectivos municípios.

Segundo o conselheiro Ivaldo Ferreira, Pernambuco possui 182 Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e que o Conselho Estadual tem trabalhado de forma que o controle social possa contribuir para que as informações e orientações cheguem a todos os municípios do estado. “Os Conselhos têm revitalizado a comunicação, participado de reuniões e fortalecido as discussões sobre o que foi debatido na última Conferência de Ater, fazendo com que essas informações cheguem aos conselheiros e agricultores, mobilizando para que cada município se organize e tenha seu plano de Ater”, completa.

CREDENCIAMENTO

Nos próximos dias, a Anater irá lançar os primeiros editais de chamadas públicas para prestação de serviços de Ater em todo o país, mas apenas as entidades credenciadas no SGA podem concorrer. “Ao todo, o SGA já recebeu 563 pedidos de credenciamento de entidades de todas as regiões do país, e 181 já estão com o processo concluído e aptas para participar das chamadas públicas que a Anater vier a lançar”, explica Alexandre Oliveira, gerente de TI da Anater.

Ivaldo Ferreira explica que além do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), responsável pela prestação de Ater pública, o estado pernambucano possui outras cerca de 100 entidades prestadoras de Ater, que têm procurado o Conselho para se credenciar no sistema da Anater. Segundo relatório do SGA, 42 entidades pernambucanas já se cadastraram no sistema, sendo que 18 já tiveram seu credenciamento deferido, e as demais estão em processo de análise. “Com a capacitação realizada pela Anater, no ano passado, o Conselho está apto para orientar essas entidades, fazer a análise e dar o parecer sobre o credenciamento diretamente no Sistema de Gestão da Ater, o SGA”, explica.

Ivaldo diz que os agricultores aguardam com ansiedade essas chamadas públicas, porque Pernambuco possui o público que será beneficiado, que são mulheres rurais, jovens rurais, além de povos comunidades tradicionais e famílias que se dedicam à agroecologia, produção que envolve componentes socioculturais, econômicos, técnicos e ecológicos específicos.

EXPECTATIVA

De acordo com o conselheiro, o estado pernambucano possui cerca de 275 mil estabelecimentos da agricultura familiar, sendo uma parte em assentamentos da Reforma Agrária. “Com a operacionalização da Anater e a instalação dessa nova estrutura, que tem uma ação mais comunitária e educativa, nossa expectativa é de que a agricultura familiar do nosso estado se fortaleça e que ações da Anater possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável da região. Embora ainda no início, pelos trabalhos em parceria que fizemos até agora, já deu para perceber que a proposta da Anater é inovadora e vai levar a Ater do país a dar um salto de qualidade”, avalia o conselheiro.

Ivaldo ressalta que Pernambuco possui 184 municípios, além do território de Fernando de Noronha, com uma produção agrícola forte, com cultivo de grãos, raízes e folhosas, e a agricultura familiar tem expressiva participação na segurança alimentar dos pernambucanos, além de contribuir para a economia do estado. “Pernambuco ainda possui uma grande população que vive em situação de fome e miséria, com alto índice de mortalidade, e as ações do projeto D. Helder Câmara, realizado no sertão pernambucano pela Anater em parceria com a Ematerce, estão contribuindo para consolidar as boas práticas agrícolas e também como empreender, com orientações para a comercialização da produção, promovendo mais qualidade de vida para os sertanejos”, conclui.

Fonte: Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)

◄ Leia outras notícias